terça-feira, 8 de janeiro de 2013

SINAIS PRÉ-CABRALINOS NA REGIÃO DO AGRESTE PARAIBANO



Na zona rural do município vizinho de Araçagi, localiza-se a fazenda Bonanza (de propriedade de Luciano), onde um lajedo se torna interessante aos olhos de muitos estudantes da região ou mesmo de pessoas residentes próximas ao local, por ostentar alguns sinais insculpidos não se sabe se por alguém ou pela própria natureza ao longo dos séculos. São considerados, pré-cabralinos e muitos permanecem indecifráveis sem se conhecer a significação da simbologia.

(Sinal pré-cabralino na Fazenda Bonanza em Araçagi - PB)

Muitas denominações surgem do imaginário popular, como "Pé de Cristo" na foto a seguir, no município de Pilões. 


 (Pé de Cristo na área rural do município de Pilões - PB)
 
Alguns municípios deste Agreste paraibano onde está situado Guarabira (incluindo ele mesmo), como Dona Inês, Pilões, Belém, Araruna, Serra da Raiz, Cacimba de Dentro e Esperança, apresentam uma considerável quantidade de símbolos insculpidos ou pinturas e desenhos sobre pedras e/ou paredões, e sobre enormes lajedos, que o tempo tratou de conservar. 


Em alguns casos como na região do Maciel, município de Guarabira, a Pedra da Viola que tem uma belíssima lenda e ostenta ainda alguns sinais insculpidos, está sendo aos poucos soterrada pelas areias do rio Maciel que passa ao lado desse verdadeiro templo pré-cabralino. 


Quando lecionava na UEPB desta cidade, dentro da cadeira pré-história, ainda levei várias vezes estudantes ao município de Ingá onde se destacam as Itacoatiaras e também ao Maciel (zona rural de Guarabira) para mostrar as insculpições e símbolos ali existentes. 


(Insculpições nas Itacoatiaras de Ingá - PB)
 

Não tenho como negar, sou um apaixonado por apreciar esses relatos antigos (indecifráveis, tantos) ou produzidos pela natureza, bem como as pinturas elaboradas pelos artistas primitivos do Brasil.