terça-feira, 5 de março de 2013

A PONTE DA BATALHA E A HISTÓRIA



Li hoje no site do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br) que dentro de breves dias o povo estará recebendo a Ponte da Batalha, situada na rodovia PB-004, ampliada e totalmente restaurada, responsável pela ligação dos municípios Sapé/Cruz do Espírito Santo/Santa Rita. A notícia é muito importante para todos os passageiros e motoristas que preferem alcançar as terras da cidade de João Pessoa, através do roteiro das antigas grandes usinas de álcool e açúcar paraibanas, situadas nas várzeas daquelas áreas canavieiras, pois o percurso se torna verdadeiramente menor. 


A conclusão das obras dessa ponte e sua entrega definitiva aos paraibanos, beneficiará em muito aos habitantes das regiões do Brejo e Curimataú da Paraíba, que sempre trafegam pela PB-004, não apenas em busca da única usina, atualmente em  pleno funcionamento, na divisa dos municípios Santa Rita/Cruz do Espírito Santo, mas em busca de outras paragens mais longínquas. 

A região em que está a Ponte da Batalha é muito rica em história da época dos holandeses. Teria sido palco de renhidas lutas lideradas pelo capitão Francisco Rabello, conhecido como Rabellinho, que matou em 14 de outubro de 1636, o então segundo diretor geral holandês na Paraíba Ippo Eyssens, considerado violento e desonesto, que se achava assistindo a uma farinhada no Engenho Santo Antônio . Nessa região seria construída para marcar as lutas, a Capela da Batalha (Nossa Senhora das Batalhas). 



Depois que Rabellinho e seus comandados foram socorridos pela população local, foi construída a Capela do Socorro (Nossa Senhora do Socorro), às margens do Rio Paraíba,
Essas igrejas foram erigidas para cumprimento de promessas feitas por populares pelas vitórias dos portugueses contra os invasores holandeses.


A recuperação da Ponte da Batalha é sem dúvida alguma um marco importantíssimo para todos, regatando o conhecimento religioso e histórico da Paraíba.