segunda-feira, 18 de março de 2013

ESTADO FORNECERÁ VACINA DE HPV PARA MULHERES E MENINAS A PARTIR DOS 9 ANOS



Se aprovado pela Assembleia Legislativa, projeto do deputado estadual José Aldemir (PEN), prevê que o Governo do Estado, através do sistema público de saúde, forneça gratuitamente vacina contra o papilomavírus HPV a meninas a partir dos 9 anos.


O projeto apresentado na última semana por José Aldemir (PEN), estabelece que o Sistema de Saúde do Estado da Paraíba disponibilize de forma gratuita a vacina contra o papilovírus HPV para todas as meninas a partir dos 9 anos de idade e mulheres que não iniciaram atividade sexual.

Segundo José Aldemir, “o Câncer de útero é cada vez mais presente na vida da mulher, e o HPV é transmitido a ela na relação sexual cada vez mais cedo, o que aumenta a exposição às doenças sexualmente transmissíveis”.

José Aldemir explica ainda que “o surgimento da vacina levou muitas mulheres a buscarem informações para ter acesso à imunização. Porém, a vacina tem elevado custo financeiro, o que impede que a maioria tenha acesso a ela”. 

O parlamentar acredita que  disponibilizar a vacina gratuitamente evitará a propagação da doença, que ceifa milhares de vidas e gera gastos públicos elevadíssimos com seu combate, uma vez que dificilmente se obtém diagnóstico precoce.

Nenhum comentário: