sábado, 18 de janeiro de 2014

PRIMEIRA ENTREGA DO PAC 2, EM 2014, ATENDERÁ MAIS DE 220 MIL PESSOAS



A primeira doação de equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no ano de 2014, na Paraíba, atenderá 56 municípios. A entrega do Governo Federal será de caminhões-pipas. O repasse, gratuito, das máquinas às prefeituras ocorrerá nesta segunda-feira (20), na Associação Comercial e Industrial, em Patos. 

Para a aquisição dos equipamentos, por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foram investidos mais de R$ 14 milhões na ação. As máquinas beneficiarão mais de 220 mil agricultores familiares. Os veículos serão usados para o fornecimento de água para a região do Semiárido atingida pela estiagem.

Segundo a delegada federal do MDA na Paraíba, Giucélia Figueiredo, esses caminhões têm uma dupla missão: “Eles vêm para promover e contribuir com a distribuição de água para o consumo humano, e para aliviar a economia dos municípios, que gastam com o aluguel do equipamento. Então, além de gerar uma melhoria no abastecimento, gera um alívio significativo na economia municipal”, afirmou.

Ao todo, já foram 125 caminhões-pipas doados a Paraíba e até a finalização do PAC 2, o estado receberá mais 76 caminhões-pipas. 

 Melhor convivência com o SemiáridoNo início de 2013, a doação dos equipamentos priorizou municípios situados no Semiárido e em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos devido à falta de chuva. Ao todo, a ação distribuiu 4.601 equipamentos – 964 retroescavadeiras, 1.440 motoniveladoras, 1.025 caminhões-caçamba, 711 caminhões pipa e 461 pás-carregadeiras – para 1.440 municípios de 11 estados.

A distribuição beneficiou mais de 11 milhões de pessoas residentes do meio rural e quase dois milhões de propriedades da agricultura familiar. Em 2014, o atendimento prioritário continuará com a entrega de outros 415 caminhões-caçamba, 729 caminhões pipa e 979 pás-carregadeiras.

Municípios Contemplados – Aguiar, Alcantil, Arara, Areial, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Bernadino Batista, Boa Ventura, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Cabaceiras, Cachoeiras dos Índios, Junco do Seridó, Livramento, Logradouro, Mãe D’água, Matureia, Montadas, Natuba, Nova Floresta, Nova Palmeira, Olho d’Água, Olivedos, Patos, Paulista, Pedra Lavrada, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Puxinanã, Remigio, Riachão, Riacho dos Cavalos, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Helena, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Princesa, São José Dos Cordeiros, Seridó, Serra Branca, Soledade, Sossêgo, Sousa, Sumé, Tacima, Taperoá, Triunfo, Uiraúna, Umbuzeiro.