terça-feira, 15 de abril de 2014

E O POVO COMO FICA?



Os guarabirenses alimentaram na campanha de 2012, a ideia de que a administração de Zenóbio Toscano (PSDB), caso ganhasse as eleições, seria a maior e mais profícua dos últimos 50 anos, haja vista a plataforma de governo que apresentara nos palanques políticos e reuniões com populares na zona rural e perímetro urbano da cidade, ter recebido uma boa aprovação. 

Durante parte da sua campanha, foi exposta uma maquete em praça pública de um shopping popular que seria construído no atual Mercado Público nº 01 – o mais antigo da cidade –, que muito impressionava aos que procuravam vê-la mais de perto. E essa ideia era sequenciada de muitas outras como novo espaço para instalação da tradicional Festa da Luz – no antigo Parque de Exposição ao lado do Cemitério Bom Jesus –; construção de meios capazes de retirar do centro da cidade, as águas que ali se acumulam no período de fortes chuvas; modernização e municipalização do trânsito e por aí seguiam. 

Na verdade, tinha tudo para a sua administração ser muito maior do que prometia, uma vez que era respaldada na Assembleia Legislativa pela deputada Léa Toscano (PSB), sua esposa, no governo do estado por Ricardo Coutinho (PSB) a quem apoiara desde os primeiros momentos da candidatura ao governo, no senado da República pelos senadores Cícero Lucena (PSDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) e na Câmara Federal pelo deputado Ruy Carneiro (PSDB). Como se não bastassem esses apoios, o prefeito de Guarabira chegou ao mandato com maioria – não muito confortável – na Câmara de Vereadores, também. Como essa administração não daria certo ou não viria a ser cercada de sucesso? 

Para respaldar tudo isso, Zenóbio trazia um excelente currículo político construído desde a sua primeira gestão (1983-88) à frente da prefeitura de Guarabira, e como Secretário Estadual de Infraestrutura, deputado estadual com vários mandatos e diretor presidente da Pbgás. A soma de todos esses títulos e a prosperidade econômica e social do ex-deputado tucano, o transformaram, não há como negar,   num possível grande administrador da cidade Rainha do Brejo que tão bem o acolheu e aos seus familiares desde quando aqui fixaram residência os seus pais, de saudosa memória, Edwardo Toscano e professora Maria Toscano. 

O que se tem visto, porém, é a administração de Zenóbio ter se transformado em opaca e sem maiores objetivos, com operários trabalhando desde o ano passado na recuperação do calçadão da avenida Dom Pedro II assentando pedras portuguesas, enquanto nas emissoras de rádio há queixas constantes de proliferação de matos na periferia da cidade e acúmulo de lixo em determinadas localizações. Da municipalização do trânsito nem notícia se tem, e do shopping popular, depois do seu rompimento político com o governador a satisfação que os guarabirenses têm recebido são muito contraditórias. Durma-se com um barulho desses. 

Enquanto isso o povo está pagando o pato.