sexta-feira, 25 de julho de 2014

ASSENTADOS PARAIBANOS TROCAM EXPERIÊNCIA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE CASA DE FARINHA

Dezesseis famílias do Assentamento Chã do Bálsamo, localizado no município de Matinhas, no Brejo paraibano, realizaram na última quarta-feira (23) um intercâmbio na comunidade Almeida, no município de Lagoa Seca, para conhecer a casa de farinha, localizada no Centro Comunitário de Produção Ypuarana, que é referência no Estado, pela produção de cinco toneladas de farinha, além de vários produtos derivados.

O objetivo do intercâmbio foi capacitar os assentados, para que eles possam fortalecer a cultura da mandioca com a geração de renda na região onde moram e promover melhorias na casa de farinha    que possuem no assentamento, transformando-a em uma Unidade Demonstrativa (UD).


Durante o intercâmbio, os trabalhadores conheceram as instalações da casa de farinha e receberam informações sobre o seu funcionamento, os equipamentos e comercialização dos produtos derivados da farinha de mandioca, entre eles, tapioca, beiju, bolos, biscoitos e a própria farinha.


A casa de Farinha visitada foi implantada, em 2009, através de convênio entre a Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Comunitário (Adesc), com empresas da iniciativa privadas e estadas, com investimento acima de R$ 500 mil. O equipamento produz aproximadamente cinco toneladas de farinha por mês, conforme informações passadas por Francisca de Moura Maciel Barbosa, que é presidente da Adesc.


Além de conhecerem todo o processo de produção da farinha, desde a chegada da mandioca, os assentados estiveram na cozinha industrial, onde os derivados da mandioca são produzidos e em seguida, comercializados em feiras agroecológicas de municípios vizinhos ou em escolas da rede pública. Durante o dia, os assentados também visitaram a horta, feita com princípios agroecológicos, sem uso de inseticidas, com produção diversificada e sustentabilidade social, o poço artesiano, a barragem subterrânea, o tanque de peixes e equipamentos como o tratorito.

A visita fez parte do intercâmbio organizado pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), entidade contratada pelo Incra para prestar assistência técnica a 28 assentamentos da reforma agrária da região da Borborema.

Os técnicos da Coonap que acompanharam os assentados, Edeilson Antônio da Silva, Paula Cristiane da Silva e Hildebrando Ribeiro Neto, destacaram que o intercâmbio foi muito proveitoso, já que assentados visitaram uma região com características semelhantes a que eles vivem e agora podem também multiplicar a experiência. O Assentamento Chã do Bálsamo possui 42 famílias e tem como principais culturas, além da mandioca, a laranja e a banana. 

Da Assessoria de Imprensa do INCRA-PB