quinta-feira, 31 de julho de 2014

FLIP HOMENAGEIA MILLÔR



Millôr Fernandes (1923-2012) deixou uma legião de fãs e alguns discípulos, como o humorista Reinaldo Figueiredo, membro do Casseta & Planeta que, quando pequeno, se divertia lendo o autor na revista O Cruzeiro. "Aquilo dava vontade de sair desenhando e escrevendo", relembra.


Depois, passou a acompanhar todos os passos do mestre na Pif Paf, no Pasquim, na Veja, etc. "Mais adulto, pensando nisso de novo é que entendi o motivo dessa minha reação de leitor infanto-juvenil. É que aquelas páginas davam uma sensação de liberdade total e de que tudo é possível. Duas páginas onde podia acontecer muita coisa: artes gráficas, desenho, poesia, sátira política, fábulas, filosofia, teatro, crônica, paródias de estilos variados. Isso tudo me influenciou", explica.

Reinaldo está lançando "A Arte de Zoar", uma coletânea de cartuns, e é um dos convidados da Festa Literária Internacional de Paraty que reúne, até domingo, dia 3, no litoral fluminense, escritores de 15 nacionalidades e presta homenagem ao profissional de múltiplos talentos que foi Millôr, jornalista, humorista, artista gráfico, caricaturista, cartunista, escritor, dramaturgo e tradutor. Além de trazer o autor para o centro de debates, a homenagem motivou o lançamento e relançamento de mais de uma dezena de livros.

Produtos – "Millôr escreveu certa vez que aceitaria tudo, menos uma estátua, então nós nos esforçamos para não erguer uma estátua de bronze e fazer uma homenagem calorosa, colorida", comenta o curador do evento, Paulo Werneck.

Entre os lançamentos, destaca-se "Millôr 100 + 100: Desenhos e Frases", com material selecionado por Sérgio Augusto e Loredano no acervo do homenageado, que está sob a guarda do Instituto Moreira Salles. A obra será lançada hoje, na Casa IMS, que abrigará ainda uma mostra de desenhos de Millôr. Pela Nova Fronteira, sairão o inédito "Guia Millôr da História do Brasil: de Cabral a Lula" e os infantis "ABC do Millôr" e "Poesia Matemática", com novas ilustrações de Ana Terra e Ivan Zigg, respectivamente.

Já a Companhia das Letras lança "Tempo e Contratempo", primeiro título dele, publicado em 1949 com poemas, contos, crônicas, sátiras e piadas visuais que saíram na Pif Paf, e ainda "Esta É a Verdadeira História do Paraíso", "Essa Cara Não me É Estranha e Outros Poemas" e "The Cow Went to the Swamp - A Vaca Foi Pro Brejo" - seu antimanual de tradução.

Mas Millôr foi, também, tradutor sério e a L&PM reúne, em "Shakespeare Traduzido por Millôr Fernandes", seu trabalho com as peças Hamlet, Rei Lear, A Megera Domada e As Alegres Matronas de Windsor. A editora gaúcha manda para as livrarias a 16ª edição de "Millôr Definitivo - A Bíblia do Caos", que está completando 20 anos e que traz 5.299 frases.

Relança ainda os livros de bolso "Kaos", "O Homem do Princípio ao Fim", "Poemas e Hai-Kais. Por falar em haicais, sairá, pela Edições de Janeiro, Haicai do Brasil, organizada por Adriana Calcanhotto - Millôr Fernandes é um dos 33 autores da obra.

Maria Fernanda Rodrigues
Agência Estado

Fonte: Diário do Nordeste