sexta-feira, 22 de agosto de 2014

GESTORES DISCUTEM REGULAMENTO DO PARQUE CASA DA PÓLVORA

A população em breve voltará a ter acesso a um importante equipamento histórico e cultural, o Parque Casa da Pólvora, localizado no Centro Histórico da Capital, que passa por sua primeira reforma após 39 anos. Os gestores da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac) discutiram, nesta quarta-feira (20), as propostas para criação do regulamento administrativo do local. O encontro aconteceu no Centro Cultural São Francisco.



De acordo com o coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Milanez Neto, o projeto pretende devolver o equipamento à cidade, reavivando a sua importância. "A revitalização da Casa da Pólvora foi um dos compromissos do prefeito ao assumir o cargo e será apenas o primeiro passo para incentivar o turismo na região. Queremos que João Pessoa seja conhecida também por sua riqueza histórica, não apenas por ser um turismo de sol e mar. Afinal, somos a terceira cidade mais antiga do País", disse.
O gestor destacou outros projetos significantes para região do Centro, como a revitalização da Praça João Pessoa, Lagoa, Conventinho, Parque Ecológico, Porto do Capim e Hotel Globo. A última reforma feita na Casa da Pólvora datava de 1975. Esse projeto tem como objetivo resgatar a história da cidade. O investimento foi de R$ 1,3 milhão com recursos do Governo Federal.
O projeto inclui a restauração do prédio – que foi tombado em 2009 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional –, construção de um parque ecológico no entorno, café cultural, anfiteatro, espaço para exposição (acervo Walfredo Rodrigues) e sede administrativa. Entre as intervenções, terá a revisão do telhado e instalações elétricas, a restituição do piso em lajota cerâmica e rampas de acessibilidade, tratamento paisagístico e de iluminação no entorno.

Fonte: Portal ClickPB