terça-feira, 16 de setembro de 2014

DEVER CUMPRIDO!

Há poucos instantes cheguei da Escola Estadual no bairro do Cordeiro, onde tive oportunidade de dar palestra aos alunos, servidores e professores, sobre o empresário e político Gustavo Amorim da Costa, cujo nome batiza aquele educandário, há muitos anos. Por sinal uma homenagem muito justa e merecida, pois se sabe que durante a sua gestão, 1969-72, Gustavo sempre levou benefícios àquele populoso bairro, onde tinha amigos leais e sinceros.

E por que se falar de Gustavo na manhã de hoje, quem seria esse cidadão? Ora, foi pessoa que nascendo na simplicidade da zona rural de Mulungu, aqui veio se estabelecer e contraiu matrimônio com Maria Paulino, irmã do saudoso líder político Antonio Paulino Filho,

O casal prosperou incontestavelmente, quando da criação da Empresa Expresso Paraibano, genuinamente guarabirense que tanto engrandeceu a esta terra e a própria Paraíba, graças à conquista de linhas, através dos meios legais, que permitiam aos seus veículos cortarem diuturnamente, as estradas do país, levando e trazendo passageiros a capitais importantíssimas como João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Através da zona rural de Boqueirão, também alcançaria as terras do Rio Grande do Norte, por Nova Cruz, próspera cidade daquele estado vizinho.

A gente se sente feliz toda vez que cumpre na sociedade guarabirense o papel de formador de opinião e relator histórico de acontecimentos importantes que entendo não deverem ser sepultados no túmulo ingrato do esquecimento.

À professora Penha e colegas de magistério daquele importante educandário guarabirense, sinceros agradecimentos pela lembrança do convite, fazendo-me honrado em cumprir a minha obrigação para com todos e por uma questão de justiça, para com aquele empresário e político que tanta atenção me devotou enquanto viveu entre todos. Diria mais, Gustavo não era dos que se esquecem dos amigos, pelo que sempre estava na porta de cada um, conversando e discutindo assuntos do interesse da política local ou estadual, se fosse o caso.

Fiquei por demais feliz ao ser informado pelos professores da Escola Gustavo Amorim, na ocasião da palestra, que a viúva e minha particular amiga Maria Paulino, estará chegando ao final deste mês, com uma foto do saudoso Gustavo, para ser exposta em definitivo em salão nobre daquela unidade de ensino.


Assim, cumpri a minha responsabilidade, mais uma vez, perante Deus, a sociedade e familiares de Gustavo, conforme dizia ontem por telefone à sua viúva.

Dever cumprido!