segunda-feira, 15 de setembro de 2014

GUSTAVO AMORIM – EMPRESÁRIO E POLITICO

Nasceu na zona rural de Mulungu, em 22 de outubro de 1923, Gustavo Amorim da Costa, mais um dos filhos do humilde casal João (Joca) Batista de Amorim e Raquel Raimundo de Amorim.
A vida campesina a que se acostumara Gustavo, fizera-o um trabalhador da família, ajudando aos pais nas tarefas possíveis, para poder mantê-la dentro dos princípios cristãos e morais. Em muitas ocasiões, o jovem Gustavo transportara no lombo de animais cargas de mercadorias para serem vendidas nas feiras livres dos municípios vizinhos a Mulungu, e assim o dinheiro conseguido seria fornecido aos pais. Desse trabalho, certamente aprenderia a ser econômico e a administrar a sua vida.
Ao residir em Guarabira, Gustavo ou Tavinho, na intimidade do lar e para os amigos mais próximos, conseguiu emprego de cobrador e auxiliar de motorista com Vicente Bezerra, motorista veterano que transportava feirantes para cidades da região nos dias de feira livre. O jovem empregado aprenderia a caminhada do sucesso individual e vendo que o campo de trabalho era vasto, se tornou proprietário de caminhão misto e deu início ao seu empreendimento, também transportando mercadorias e feirantes. Logo, compraria uma marinete – van na atualidade, conduzindo os passageiros de forma mais confortável.
Expandiu suas amizades e com as economias que conseguiu fazer, foi aumentando a sua frota chegando a ter uma das maiores empresas de ônibus da Paraíba, batizada como EXPRESSO PARAIBANO, constituindo linhas diárias e importantes para João Pessoa, Nova Cruz-RN, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Nunca um guarabirense conseguira crescer tanto e através do suor do seu rosto, chegando a concorrer com empresas importantes como Bonfim, Real e Nacional.
Enquanto prosperava, casara-se com Maria Paulino, bela jovem da sociedade guarabirense, que viria a ser a sua amada até o momento final da sua existência, em 1973. Essa mulher de tradicional família com forte tino empresarial e trabalhadora, muito o ajudou a ampliar a empresa de ônibus.
A empresa Expresso Paraibano foi muito importante para Guarabira e região, dando dezenas de empregos a motoristas, mecânicos e cobradores ,na sua frota com quase 30 ônibus viajando pelas estradas da Paraíba, do Nordeste e do Sudeste brasileiro.
Ao entrar no política, Gustavo Amorim seria eleito prefeito de Guarabira ao lado do farmacêutico Genival Barbosa de Lucena, pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro, nas eleições de  1968, obtendo uma maioria de 543 votos, contra os adversários pela ARENA I – Aliança Renovadora Nacional, Sílvio Pélico Porto e José (Zezinho) Nazareth Porpino, e ARENA II, que teve como candidatos o industrial Otávio Patrício da Silva e o professor/empresário Severino Gomes de Lima. Gustavo obtivera 4.223 votos e os outros candidatos arenistas a soma de 3.680 sufrágios,
Em 30 de dezembro de 1971, Gustavo foi substituído no mandato pelo vice Genival Lucena, por ter sido cassado pela Câmara de Vereadores porque vendera as ações da Petrobras para aplicar o dinheiro arrecadado em obras públicas. Retornou à prefeitura ainda na primeira quinzena de fevereiro de 1972 e pode assim cumprir o seu mandato até o final, 1973.
      Suas obras ainda estão espalhadas pela cidade e zona rural como sejam a fundação e funcionamento da FAFIG – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira, Cemitério Bom Jesus, pavimentação em paralelepípedos nas ruas José Bonifácio, São José e Rosário, Santa Terezinha, rua da Rodagem (atual Desembargador Pedro Bandeira), Cordeiro, São Manoel e Nordeste I e II.
Foi eleito deputado estadual em 1972, pelo MDB de Guarabira, tendo sido diplomado às escadarias do Tribunal Regional Eleitoral em João Pessoa, porém não conseguiu assumir o mandato na Assembleia Legislativa, acometido que fora de infarto do miocárdio que o levou à morte em 13 de janeiro de 1973. O seu mandato foi concluído pelo então suplente Frei Marcelino, que disputara uma cadeira de deputado estadual pelo Sertão Paraibano.

A população guarabirense tem no bairro do Cordeiro, um dos mais importantes da cidade, uma Escola Estadual que recebe o nome desse ilustre homem guarabirense, GUSTAVO AMORIM DA COSTA, que honrou a esta sociedade, tanto em termos empresariais como na vida política, embora muito curta.