quarta-feira, 1 de outubro de 2014

CORTANDO O MAL PELA RAIZ

Há muito tempo, desconhecia medidas tão severas e oportunas, como aquelas em vigor desde o dia de ontem, 30, na cidade de Bananeiras, que disciplina a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, baixadas pelo juiz de direito da Comarca, Dr. Jailson Suassuna, conforme divulgação em primeira mão pelo Portal Conexão Notícias.
Em verdade, como seria bom que outros municípios paraibanos adotassem essas mesmas atitudes legais, pois o que se tem visto por aqui e por ai afora é grande parte da juventude que sob efeitos etílicos, vai praticando atos que se tornam perigosos a ela e a pessoas da sociedade. E nesses momentos, sofrem muitos, não apenas os chamados moços infratores, mas os seus próprios familiares que pagam uma conta muito elevada.
Quantos adolescentes não têm perdido a vida – e muitos nem tiveram tempo de refletir sobre tudo – enquanto outros, mais afortunados, ficaram ou estão inválidos para o resto da sua existência, em virtude de atitudes tresloucadas sob os efeitos da bebida alcóolica.
A medida parece intolerante ou pedante num primeiro momento a quem está de fora, ou a comerciantes desse segmento comercial, porém há necessidade realmente de que os poderes constituídos e a justiça se unam definitivamente e se anunciem presentes e vigilantes em favor de todos, antes que o problema assuma maiores proporções e cause uma verdadeira degeneração. Graças a Deus, há pessoas que investidas de cargos tão importantes, não se intimidam com a possibilidade de se tornarem antipatizadas e saem aos olhos de todos mostrando para que se fizeram togadas, enquanto outras abraçaram a profissão de defender brilhante e corajosamente a sociedade, muito embora grande parte dessa finja não as entender.
No momento certo todos se unirão em aplausos a gestos de observação da legalidade como esses de Bananeiras, em que a participação da promotoria, da polícia militar e civil, do conselho tutelar e do juiz de direito, dão o bom combate ao crescimento da liberação da chamada droga lícita, que perigosa e ostensivamente vai tomando conta da nossa adolescência.E foram essas autoridades muito mais além, quando também determinaram a proibição do menor de 18 anos, em casas de jogos de cartas, bilhares, sinucas e congêneres.

É cortar o mal pela raiz, evitando que prospere e como erva daninha vá se alastrando e carcomendo os bons princípios sociais. Que outros municípios paraibanos se espelhem na próspera Bananeiras.