sexta-feira, 24 de outubro de 2014

RUMO ÀS URNAS DO 2º TURNO

Desde os primeiros debates ainda no primeiro turno das eleições para governador e presidente do Brasil, o povo já assistia aqui e acolá, discursos eivados de acusações particulares que por vezes, chegavam a atingir familiares dos então candidatos, que nada tinham a ver com a administração pública. Para casos assim, entendo que existe a justiça e o ministério público a quem se deve recorrer no momento certo e com as provas necessárias à apuração e punição dos casos.

Graças a Deus terminaram na noite de ontem aqui na Paraíba o debate entre os candidatos ao Palácio da Redenção, e nada de novo foi apresentado ao público e ao eleitorado apto a exercer o direito do voto, particularmente. As suas propostas já tinham sido apresentadas desde o primeiro momento em que se iniciaram os debates rumo às eleições do primeiro turno.

Nenhum dos dois candidatos perdeu a chance de atingir ao concorrente adjetivando-o da forma que bem entendesse, procurando assim desqualificá-lo ao máximo perante a opinião pública, o que entendo não ser bom para a democracia porque essa não foi criada nesse intuito, mas como a própria palavra o diz, para ser encarada como “governo do povo” ou “governo que acata a vontade da maioria da população, embora respeitando os direitos e a livre expressão das minorias”, conforme definições de dicionaristas importantes.

Hoje à noite, os brasileiros têm a oportunidade de assistir ao último debate para a presidência do país, e as coisas não serão muito deferentes do que já se viu até agora em debates anteriores não, podem ter certeza. E nem surgirão novas propostas para melhorar o cotidiano das pessoas, não.

Mas, se é da democracia o direito da livre expressão dos candidatos, que democraticamente os escutemos como pretensos salvadores deste Brasil e no domingo próximo, exerçamos o direito do voto depositando-o nas urnas espalhadas por este país continente.


Que vença quem merecer a confiança do povo, então. E vamos às urnas.