quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A METÁFORA DE XICO SÁ PARA DEFINIR A HIPOCRISIA DA IMPRENSA

“Para os jornais a corrupção no Brasil é igual ao meu uísque: só tem 12 anos. Mais história e menos lorota, mais cadeia e menos caô de delação premiada”, disse o jornalista Xico Sá, em sua página no Facebook.


A metáfora perfeita sintetiza a hipocrisia da imprensa brasileira em relação à Operação Lava Jato, que tenta confinar as denúncias de corrupção aos últimos doze anos.

Esse esforço, no entanto, vem sendo dificultado pelas próprias revelações da operação. O lobista Fernando Baiano disse ter entrado na Petrobras em 2000, enquanto Pedro Barusco, o corrupto de US$ 100 milhões, confessou ter começado a coletar propinas em 1996.

Na última semana, o empresário tucano Ricardo Semler afirmou que ‘nunca se roubou tão pouco’ no Brasil como no período atual. “Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão – cem vezes mais do que o caso Petrobras”, questionou o empresário.
Demissão da Folha – Xico Sá pediu demissão da Folha de S. Paulo depois de ter um artigo censurado pelo jornal durante as eleições de 2014. No texto, o jornalista e escritor declarava voto em Dilma Rousseff no segundo turno e explicava as suas razões.

Fonte: Portal Pragmatismo Político