sexta-feira, 28 de novembro de 2014

OFICINA SOBRE ASSOCIATIVISMO QUALIFICA TÉCNICOS QUE PRESTAM SERVIÇOS A ASSENTAMENTOS NA PARAÍBA


Representantes da Assessoria Técnica que acompanham 250 assentamentos da reforma agrária, na Paraíba, participaram de uma Oficina de Qualificação Técnica em Associativismo nos dias 24 e 25 de novembro, na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.


A ação foi promovida pelo Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS), contrato pelo Incra/PB para promover a articulação institucional e assessoria técnico-pedagógica às equipes que prestam assistência técnica aos assentamentos.

A oficina teve como objetivo qualificar os técnicos para a regularização jurídica e fiscal, com a adequação dos estatutos das associações rurais de acordo com o novo código civil, presente na Lei 11.127 de junho de 2005. A iniciativa serviu também para orientar os técnicos sobre como proceder para resolver pendências junto aos órgãos competentes. Eles também foram qualificados para deixar as associações aptas a receberem a declaração de aptidão jurídica (Dap), para que elas possam se credenciar para acessar programas do Governo Federal.
   

No primeiro dia de reunião, a programação da oficina abordou o tema do associativismo, o papel político das associações, e a importância do planejamento, assim como, o modelo de adequação dos estatutos das associações dos assentamentos rurais com o novo código civil. Já no segundo dia foi debatida a importância da Dap Jurídica, o papel dos técnicos de Ates no apoio à associação e as documentações necessárias ao trâmite de emissão de Dap Jurídica.
   
“Essa Oficina estadual é uma etapa de maturidade do Incra e das entidades executoras de Ates, pois assim poderemos acompanhar com mais rigor as associações e continuar a capacitação das equipes técnicas com maior envolvimento dos dirigentes das associações. Isso facilitará o acesso ao crédito e as principais oportunidades de financiamentos, como é o caso do Procase do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e dos mais conhecidos programas de compras governamentais”, explicou Valdivan Almeida, dirigente do IDS e Coordenador do Projeto de Articulação de Ates.
   
Para Gilmar Felipe, técnico da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), os representantes das assessorias saíram munidos de informações para orientar tanto as associações quanto os associados a se organizarem e se regularizarem, pois uma gestão compartilhada é fundamental para avançar na organização dos assentamentos.


Da Assessoria de Imprensa do INCRA-PB