segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FERNANDO DE NORONHA É DESTAQUE POR MELHORIAS EM ACESSOS TURÍSTICOS

Recentemente divulgado, o resultado do Índice de Competitividade do Turismo, fruto da parceria do Ministério do Turismo com o Sebrae, sob execução da Fundação Getúlio Vargas, avaliou 13 quesitos referentes ao turismo nas principais cidades brasileiras. O arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha é o destino brasileiro que mais avançou no quesito Acesso.


O município registrou evolução de 7,1 pontos em comparação com 2013, alcançando a marca de 43,1 pontos no critério. Entre os projetos que impulsionaram o progresso de Noronha, estão a ampliação do aeródromo da ilha, o incremento da oferta de transporte público que atende às principais atrações turísticas (ônibus circular) e o provimento de ônibus públicos acessíveis para pessoas com deficiências.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a eficácia das estratégias adotadas por um destino deve ser majoritariamente observada pela ótica da competitividade. "É o conceito que impulsiona o destino a superar-se ano após ano, proporcionando ao turista uma experiência cada vez mais positiva", afirma.

No índice geral de competitividade, Fernando de Noronha ocupa a 43ª posição, com 54,3 pontos. As outras 12 variáveis consideradas pela pesquisa são: Infraestrutura Geral, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. 

O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008 e a versão de 2014 é a sexta da série histórica.


Fonte: Diário de Pernambuco.com