terça-feira, 21 de abril de 2015

ABRIL NA HISTÓRIA DO BRASIL

O mês de abril é destacado historicamente no Brasil por acontecimentos importantes, como Dia do Índio (19), Morte de Tiradentes, morte do presidente Tancredo Neves e Fundação de Brasília (21) e Descobrimento do Brasil (22). Todas essas datas podem e devem ser estudadas para que sejam tiradas lições que melhorem o cotidiano do povo.

Em cada data há lição a ser aprendida. É só se debruçar sobre elas e começar a entendê-las, não deixando de fazer uma reflexão desapaixonada sobre cada uma, para que não se omitiam fatos importantes e nem sejam criados factoides que não levam a nada.

Na chegada dos portugueses, 22/04/1500, segundo alguns historiadores, o Brasil tinha 5 milhões de índios e atualmente, conforme divulgação do IBGE, existem apenas 817 mil, e são encontradas mais de 300 etnias que possibilitam o surgimento de mais de 200 idiomas. 

As maiores etnias são Tikúna, Guarani-Kaiowá e Kaingang. 

A data de 19 de abril, comemora o Dia do Índio, criada em 1943 pelo governo Getúlio Vargas.

Em 21 de abril de 1792, ao meio-dia, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, considerado o responsável pela ideia separatista entre Brasil e Portugal, no movimento que se tornou conhecido aos olhos do mundo como Inconfidência Mineira subiu à forca instalada na Praça da Lampadosa, atual Tiradentes, no centro da cidade do Rio de Janeiro e após o seu enforcamento, o corpo foi esquartejado. A sua cabeça foi exposta em Vila Rica-MG e as demais partes do corpo foram amarradas em postes distribuídos ao longo da estrada entre Minas e Rio de Janeiro.

A data de 21 de abril de 1985, entra para a história deste país com a morte do presidente Tancredo Neves, após tantas cirurgias a que se submeteu, na cidade de São Paulo, tendo o seu sepultamento ocorrido a 24 do mesmo mês, no Cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, em São João del-Rei, no estado de Minas Gerais.

Brasília foi o sonho de alguns que aconteceu muitos anos antes da sua verdadeira fundação. O padre salesiano João Bosco, em Turim, na Itália, imaginou a criação de uma cidade no Brasil, entre os paralelos 15 e 20. Já o Marquês de Pombal, por volta de 1716, também pensava numa capital brasileira na região onde hoje se encontra Brasília e esse mesmo nome já teria sido imaginado pelo ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, em 1821.

Em 1891, foi estabelecido o local de onde seria erguida a capital deste país e ao se comemorar o centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, já seria lançada a pedra fundamental do Distrito Federal.


A eleição de Juscelino Kubitschek de Oliveira em 1956, a presidente da República, levou-o a iniciar o trabalho da construção da NOVACAP - Brasília - e depois de mil dias de trabalho, a 21 de abril de 1960, inaugurou-a e ali instalou a capital do Brasil, que em 1987, seria considerada pela Unesco, Patrimônio Histórico da Humanidade.