sábado, 2 de maio de 2015

ESCRITOR FERNANDO MORAIS PUBLICA FOTO DE DILMA NA JUVENTUDE

Biógrafo está produzindo atualmente um livro sobre o ex-presidente Lula.


O escritor Fernando Morais publicou neste domingo (19) em seu perfil no Facebook uma imagem de 1962 da presidente Dilma Rousseff.
Na imagem, Dilma aparece em um baile de gala ainda em Belo Horizonte, onde nasceu, brindando com as amigas.
Morais escreveu que se trata do baile de debutantes de Dilma, “quando ela estudava no Colégio Sion”.
“Logo depois dilminha foi pro sul e trocou a taça de champanhe por um pau-de-fogo”, escreveu Morais, em referência à decisão da presidente de se integrar aos grupos que combateram a ditadura brasileira.
Dois anos após a imagem, ano do golpe civil-militar, Dilma entrou para o Polop (Política Operária), ainda em Belo Horizonte, e em seguida ingressou no Colina (Comando de Libertação Nacional). Já em 1967 ela se casou com o jornalista Cláudio Galeno Linhares.
Em 1969, começou a viver na clandestinidade e foi obrigada a abandonar o curso de economia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Pouco depois, separou-se de Galeno e começou a morar em Porto Alegre (RS) com o advogado e militante de esquerda Carlos Araújo, que depois viria a ser deputado estadual. Com ele, Dilma teve sua única filha, Paula Rousseff Araújo.
Em julho de 1969, Colina e VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) se uniram, criando a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Em janeiro de 1970, foi presa em São Paulo e ficou detida na Oban (Operação Bandeirantes), onde foi torturada.
Fernando Morais é um dos principais escritores de biografias no Brasil. Ele é autor dos livros Olga, Chatô: o Rei do Brasil, Corações Sujos, A Ilha e Os Últimos Soldados da Guerra Fria.
Sua próxima publicação será sobre a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 1980 e 2010. 
Fonte: R7 Notícias