quinta-feira, 10 de setembro de 2015

FREI ANASTÁCIO ALERTA PARA PERDA DE ÁGUA NO VALE DO PIANCÓ



O deputado estadual Frei Anastácio (PT) fez um alerta, hoje (10), na Assembleia Legislativa, em relação ao açude de “Buiu”, ou Jenipapeiro, no município de Olho D’água, que está sendo usado para abastecer o município de Piancó. “É preciso pensar no bom uso dessa água, para não prejudicar Piancó, nem Olho D'água”, disso o deputado.

De acordo com o parlamentar, chegaram relatos para ele de que existe uma vazão do açude Jenipapeiro açude acima de 69 milhões de metros cúbicos de água por dia destinada a lagoa de captação que abastece o município de Piancó.

“Considerando que atualmente o volume do açude é de pouco mais de 14 milhões de metros cúbicos, ou seja, 20% do seu total de setenta milhões, e que a lagoa de abastecimento de Piancó fica a sessenta quilômetros do açude, há muito desperdício de água nesse trajeto todo”, destacou.

O petista disse que há perda de água pelo processo evaporação, infiltração e outros fatores físicos-geológicos que podem atingir até 2/3 do volume transferido. “Ainda mais, temos a informação que mesmo com essa vazão, a água só está chegando a metade do percurso, justamente por causa desses fatores”, destacou.

De acordo com o deputado, não é possível mais admitir esse sistema arcaico de transferência de água, onde se perde mais água do que chega aos reservatórios. “Lembro ainda do caso da barragem de Saulo Maia, que por outras causas, sofre de má gestão. A população que está lá, vivenciando os problemas de abastecimento, se questiona sobre a administração desses recursos”, destacou.

Frei Anastácio informou que está enviando ofício a Aesa, solicitando estudos para melhorar essa forma de distribuição de água, além de apelo ao governo para que adote medida que evite o desperdício de água por causa de má gestão.