sexta-feira, 18 de setembro de 2015

NOVAS FOTOS DE PLUTAO REVELAM GELEIRAS SIMILARES ÀS DA TERRA




Desde que a sonda New Horizons passou por Plutão, em julho deste ano, diversas imagens surgem de tempos em tempos, revelando descobertas dos cientistas sobre o planeta-anão. Agora, as fotografias que chegaram aos pesquisadores da Agência Espacial Norte America (NASA) mostram que, nas paisagens do planeta, que apresentam montanhas geladas e fluxos de nitrogênio, há uma semelhança com a Antártida.

As novas imagens evidenciam, segundo a NASA, um ciclo hidrológico parecido com o da Terra, de acordo com o G1, contudo com gelos de nitrogênio ao invés de água. As fotos mostram, ainda, detalhes de neblina na atmosfera de Plutão.

"As nossas expectativas foram mais que superadas. Com gelo solto, uma substância exótica na sua superfície, cordilheiras e uma ampla névoa, Plutão mostra uma diversidade verdadeiramente emocionante de geologia planetária", disse em comunicado John Grunsfeld, um dos diretores adjuntos da NASA.

A New Horizons captou imagens que mostram uma névoa de 130 quilômetros por cima da superfície de Plutão, com duas capas bem diferenciadas, uma de 80 quilômetros e outra de cerca de 50 quilômetros.

"As névoas detectadas nesta imagem são um elemento chave da criação dos complexos compostos de hidrocarbonetos que dão à superfície de Plutão um tom avermelhado", acrescentou Michael Summers, um investigador da sonda New Horizons na universidade de George Mason, em Fairfaz (Virginia), citado no comunicado.

Alan Stern, o principal investigador da "New Horizons" em Boulder, Colorado, Estados Unidos, descreveu o ambiente de Plutão como "uma atmosfera extraterrestre" de uma "incrível beleza".

Até agora os cientistas estimavam que as temperaturas em Plutão fossem demasiado quentes para que se formassem neblinas a altitudes superiores a 30 quilômetros acima da superfície do planeta-anão. Fonte: Notícias ao Minuto.