sexta-feira, 25 de setembro de 2015

OFICINA-ESCOLA RECEBE NOVOS ALUNOS PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM JOÃO PESSOA

A Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa recebeu na manhã de hoje (25) 19 jovens, para cursos oferecidos pela instituição, com atividades lúdicas e integradoras. “Esse é o primeiro momento que esses jovens têm contato com a Oficina-Escola para preenchimento das vagas remanescentes da turma desde o início do ano. Preparamos um momento de acolhimento, para que conheçam nosso espaço e entendam o funcionamento do local”, falou Rouse Duarte, coordenadora pedagógica.
São jovens que estão matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos, ou seja, estudando a noite, já que os ofícios ministrados pela instituição são das 7h às 17h, com intervalo para almoço. São oferecidas duas refeições, café da manhã e almoço, para que aproveitem a oportunidade ao máximo. Eles também recebem uma bolsa no valor de R$ 500, vale transporte, além do certificado na conclusão do curso", ressaltou a coordenadora.
As aulas terão início no dia 1º de outubro e os jovens irão passar num processo de vivência pelos ofícios de Alvenaria, Serralharia e Marcenaria, juntamente com Carpintaria e Jardinagem. Só depois de uma semana em cada ofício, uma avaliação pedagógica encaminha cada aluno para o ofício que se destacaram.
"No início a timidez e o medo de se expor foram minhas principais barreiras, mas com o tempo fui expandindo meus conhecimentos e hoje sou outra pessoa", disse o ex-aluno, Jonathan Dias, que ingressou na instituição em 2009, por convite de um amigo e depois de 3520 horas de aula, saiu outra pessoa.
Já para Carlos Filho, de 20 anos, que mora no bairro do Padre Zé, o acolhimento foi importante para conhecer melhor o local e que ali, será um espaço de aprendizagem. "Eu já conhecia a Oficina por causa de amigos que estão nela, mas por estudar e trabalhar, não tive a oportunidade. Agora seguirei no ofício da marcenaria e quero colaborar na manutenção do patrimônio histórico da cidade", falou.
Para a assistente pedagógica Andrea Paes, é preciso que a sociedade entenda o papel da Oficina-Escola, porque não só resgata o patrimônio histórico da cidade, mas também o ser humano que está ocioso e precisa de uma oportunidade. "São jovens que entram com pouca expectativa e saem cheios de objetivos, mas precisamos de vivência de campo para que eles (os alunos) pratiquem, infelizmente essa demanda está escassa, já que 70% do curso é prático", lamentou.

Mais do que profissionais, a instituição busca formar cidadãos e cidadãs, transmitindo valores sociais e resgatando dignidade, mas que após o encerramento de parcerias importantes, a Oficina-Escola busca se manter, já que é a única na grande João Pessoa que resiste ao tempo e aos desafios financeiros. "Somos os únicos do programa de Escuelas Taller da Íbero América, do Governo Espanhol. Precisamos manter a chama acessa para que esses jovens não fiquem desamparados, para isso contamos com os convites para restauros de prédios históricos da nossa cidade", destacou Sônia Borges, coordenadora financeira.