quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PROJETO "CAMINHOS DO LEITE"BENEFICIARÁ 13 ASSENTAMENTOS PARAIBANOS



O Incra/PB e a Sudene estão firmando parceria para implantação do projeto “Caminhos do Leite”, que beneficiará 14 assentamentos da reforma agrária, nos municípios de Algodão de Jandaíra, Barra de Santa Rosa, Cuité, Damião e Sossego, todos do Território da Cidadania do Curimataú paraibano, beneficiando diretamente 150 famílias assentadas com a produção e beneficiamento do leite de cabra.

O investimento na compra de caprinos e na estruturação do projeto está acima de R$ 1,5 milhão. “O projeto atuará na linha de geração de renda e oportunidade de trabalho, visando uma melhoria de vida dos agricultores familiares através do fortalecimento da caprinocultura”, disse o superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju, que participou da reunião na Sudene juntamente com o servidor do Incra Gilberto Santos, assentados e dirigentes sindicais.

O superintendente afirmou que o leite de cabra é potencialmente tido como um produto de inclusão da agricultura familiar no mercado, notadamente, no Nordeste do Brasil, que tem a caprinocultura leiteira como base familiar. 

Com este foco, o projeto pretende aproveitar o potencial do setor, impulsionar produtividade e a qualidade do produto. Para isso, pretende-se aprimorar algumas questões fundamentais para o bom funcionamento da atividade. 

O beneficiamento da matéria prima produzida ocorrerá na Usina de Beneficiamento de Leite Caprino do Projeto de Assentamento Riacho da Cruz, localizada em Barra de Santa Rosa-PB, já construída com uma área total de 447,09 m². Será produzido o leite pasteurizado do Tipo C. Porém será realizado um estudo de mercado e de padronização de derivados para estabelecer os demais produtos e serviços. O método de produção que será o mecanizado artesanal. Com a opção tecnológica de produção e processamento e com intensiva mão de obra dos associados do empreendimento. 

Venda do leite. A usina escoará a produção de leite pasteurizado para programas governamentais e políticas públicas como o Programa Leite da Paraíba, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), se caracterizando numa fundamental ferramenta para geração de trabalho e renda.
Da Assessoria de Comunicação Social – Incra-PB