terça-feira, 29 de setembro de 2015

RANIERY PEDE AO GOVERNO-PB CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS SUBTERRÂNEAS




O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um requerimento encaminhando à Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, para que seja dada prioridade no programa de construção de barragens subterrâneas em municípios das regiões do Brejo e Vale do Mamanguape.

Baseado no programa, as barragens subterrâneas são construídas durante o período seco. São utilizadas lonas plásticas enterradas no subsolo dos leitos de rios e riachos para barrar o escoamento da água das chuvas que circula no solo.

A escavação deve ser perpendicular ao sentido da descida das águas até a profundidade onde se encontra a camada mais dura do subsolo, normalmente chegando até 4 metros de profundidade. Dependendo das condições do terreno, a vala cavada pode se estender entre 30 e cem metros. Nela é estendida a lona plástica com 200 micas de espessura. Após estender a lona por toda extensão da vala, ela é coberta com a terra originária da própria escavação.


A impermeabilidade implantada na vala irá barrar e armazenar a água no subsolo, diminuindo também a evaporação. Com a técnica, a área se transforma numa vazante onde a umidade permanece por meses. O resultado é que os agricultores poderão cultivar mesmo em períodos de seca e estiagem prolongados. Além da agricultura familiar, a pecuária de subsistência também poderá ser beneficiada com o cultivo de forragens e com o armazenamento de água para alimentar o rebanho.

No requerimento, deputado pede prioridade para os municípios de Pilõezinhos, Araçagi, Pirpirituba, Dona Inês, Guarabira, Sertãozinho e Pilões, na região do Brejo.

Os municípios Rio Tinto, Gurinhém, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Mulungu e Serra da Raiz, que foram consideradas em situação de emergência, por meio do Decreto nº 35.856-2015, do Governo do Estado, também entraram no pedido de prioridade do deputado Raniery Paulino.
Da Assessoria de Imprensa do Deputado