segunda-feira, 12 de outubro de 2015

FILHO DE LULA REPUDIA GLOBOPOR PUBLICAR “MEENTIRA”



FILHO DE LULA REPUDIA GLOBO POR PUBLICAR “MENTIRA”


247 - Um dia depois de negar que o filho do ex-presidente Lula, Fabio Luís Lula da Silva, recebeu qualquer tipo de recurso do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, pelo esquema da Lava Jato, advogados de defesa divulgam nota em que criticam o jornal O Globo, por ter voltado a publicar, segundo a nota, "mentiras" sobre o caso, sem sequer dar o devido espaço à defesa.

A defesa critica a publicação por "capitanear um processo de reprodução de inverdades pela mídia", diz que o jornal "não apresentou nenhum elemento concreto, muito menos idôneo (...), limitando-se a propagar uma suposta delação cujo conteúdo é mantido em segredo de justiça" e, ainda, "sem que a defesa fosse ouvida".

"Fomos procurados apenas no momento seguinte e, mesmo ciente de nossa posição, o jornal optou por ignorá-la", protestam os advogados, pelo comunicado. O jornal, dirigido por João Roberto Marinho, "quer à força tornar verdade uma mentira", conclui o texto.

Jornal deu neste domingo como manchete principal a seguinte notícia do novo colunista Lauro Jardim: "Baiano diz que pagou contas do filho de Lula". A delação premiada envolvendo o ex-presidente na Lava Jato garantiu a liberdade ao delator. Nesta segunda, o jornal volta a destacar a denúncia, noticiando que a oposição quer o filho de Lula na CPI.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota à sociedade

     A defesa do Sr. Fabio Luís Lula da Silva repudia a divulgação sem provas sobre atos que ferem a dignidade e imagem de seu cliente. Reitera que ele jamais recebeu dinheiro ou favores do lobista Fernando Soares, ao contrário do que insiste em veicular O Globo, em sua edição impressa de hoje (12-10-2015), capitaneando um processo de reprodução de inverdades pela mídia. O jornal limitou-se a reproduzir a nota da defesa apenas no on-line.
     O Globo não apresentou nenhum elemento concreto, muito menos idôneo, que possa servir de base para a divulgação e sua manutenção, limitando-se a propagar uma suposta delação cujo conteúdo é mantido em segredo de justiça. Reproduz o que ouviu de fontes, perseguindo a qualquer preço o "furo" jornalístico. A notícia foi primeiramente veiculada, com chamada de capa, sem que, nesse momento, a defesa fosse ouvida. Fomos procurados apenas no momento seguinte e, mesmo ciente de nossa posição, o jornal optou por ignorá-la. Desde então, O Globo vem adicionando ao conteúdo inicial supostos personagens e enfoques alternativos, bem como relações com terceiros, certamente, buscando calçar suas inverdades com novas justificativas. Quer à força tornar verdade uma mentira.
Cristiano Zanin Martins
Fonte: Brasil 247.