quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ASSENTADA PARAIBANA TOCADORA DE PÍFANO É DESTAQUE EM PROJETO TURÍSTICO DO SEBRAE



        
 
O assentamento paraibano da reforma agrária, Santa Catarina, em Monteiro, no Cariri, a 319 quilômetros da capital João Pessoa é o destino do projeto Rota Cariri Cultural – “entre pedras e veredas”, durante o final de semana. O projeto coordenado pelo Sebrae promoverá visitas entre as pedras e trilhas turísticas dentro do assentamento, com destaque para a assentada Zabé da Loca (Isabel Marques da Silva). Ela recebeu esse apelido porque morou 25 anos numa gruta (loca) de pedra e saiu para habitar numa casa de alvenaria no assentamento.


          Amanhã (27), durante a noite, a assentada Zabé da Loca que é uma artista reconhecida nacionalmente, será visitada como a rainha do pífano. Ela atualmente está recolhida ao lar devido aos 92 anos de idade. Mas, já fez apresentações no Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte. Durante o Fórum Mundial de Cultura, realizado em junho de 2004, Zabé da Loca tocou com o multi-instrumentista Hermeto Paschoal.
         
 
          Conquistas da artista da reforma agrária. No ano de 2003, Zabé gravou o CD Canto do semiárido, em que toca composições próprias, além de uma versão do clássico Asa Branca, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O segundo CD de Zabé da Loca, Cantos do Semiárido, foi lançado durante uma apresentação na comunidade do Leitão de Carapuça em Afogados da Ingazeira - PE. Entre as pessoas na plateia estava o então Ministro da Cultura, Gilberto Gil. No mesmo ano, ela recebeu o prêmio “Mulher Forte 2003 Ana Maia ” em João Pessoa, na Fenart/PB e também foi homenageada recebendo o título de Cidadã Paraibana.
          Em 2007, Zabé da Loca gravou o Cd “Bom Todo”, com produção de Lu Araújo e direção musical de Carlos Malta. O lançamento aconteceu em Março de 2008 no Sesc Pompéia, São Paulo/SP. Zabé também foi selecionada pelo projeto Rumos de Música do Itaú Cultural, com apresentação em São Paulo, versão durante 2008 e 2010. Apresentou-se no MIMO – Mostra Internacional de Música, em Olinda – PE.
          A assentada também foi agraciada pelo Ministério da Cultura com o Prêmio “Ordem ao Mérito Cultural”, em 2008,no teatro municipal do Rio de Janeiro. As conquistas mais recentes da assentada foi o Prêmio Revelação da Música Brasileira, antigo prêmio Tim de música. Uma das últimas apresentações dela foi no projeto Epifanias, em Brasília, junto com João do Pife, Carlos Malta e Pife Moderno.
          Renda renascença. Além da presença de Zabé da Loca, e das belezas naturais do assentamento, os turistas e participantes da Rota Cariri Cultural conhecerão as riquezas da renda renascença, feita por um grupo de 18 mulheres. Essa renda foi trazida para o Nordeste por freiras francesas no mais discreto segredo do século 19 e difundiu-se entre os moradores de Pernambuco e no Cariri paraibano. Esse tipo de artesanato é considerado um dos mais ricos do estado. Os vestidos e peças são vendidos para muitos estados brasileiros, como peças finas de alto valor.
         O assentamento Santa Catarina tem 2.700 hectares onde vivem 263 famílias. Elas vivem da agricultura e pecuária, com destaque para o turismo rural que ganhou evidência através da vida de Zabé da Loca. Atualmente, o assentamento recebe visitantes de muitos estados brasileiros e do exterior. Os agricultores são assistidos pela Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), contrata pelo Incra/PB para prestar assistência aos assentamentos.
Da Assessoria de Comunicação Social – Incra-PB