sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

SUPERINTENDENTE DIZ QUE INCRA AVANÇARÁ NA OBTENÇÃO DE TERRAS EM 2016 NA PARAÍBA




O superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju, disse nesta sexta-feira (18), durante o XXVI Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Paraíba, que está sendo realizado na Escola Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, de 17 a 20, que o Incra vai avançar na obtenção de terras em 2016 no estado.

“Fortaleceremos ainda mais as ações do Incra na Paraíba, em 2016, na obtenção de terra para diminuir o número de famílias acampadas no estado (atualmente quatro mil) e contribuir com a meta nacional de assentar 120 mil famílias em todo país. Essas famílias estão vivendo debaixo de lonas e precisam de terra para produzir”, disse Caju.


O superintendente também elogiou o tema do encontro do MST: “Lutar, Democratizar, Agroecologia e soberania alimentar”. Segundo ele, a luta tem que continuar de forma democrática para acomodar quem não tem terra. E quem já está na terra, precisa buscar uma produção de alimentos saudáveis, através da agroecologia, sem imposição do agronegócio.

“A Paraíba é um exemplo para o país, com mais de 40 feiras agroecológicas que tem sua maior produção vinda dos assentamentos da reforma agrária. E nossa meta é fortalecer ainda mais essas feiras, através de parcerias com órgãos governamentais e com as cooperativas dos agricultores familiares”, anunciou caju.

Crédito apoio Mulher. Cleofas Caju também anunciou que até o final de janeiro próximo, o Incra celebrará contratos na modalidade Crédito Apoio Mulher, que beneficiarão três mil mulheres no estado. “Essa é mais uma forma de fortalecer o orçamento familiar, a partir das mulheres dos assentamentos. “Além disso, fortaleceremos o estímulo à produção direcionada para o programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o programa de aquisição de alimentos (PAA), que estão sendo muito importantes para os assentados, uma vez que constituem numa renda certa para as famílias”, disse.

Caju anunciou ainda que o Incra tem como meta fortalecer as feiras temáticas, a exemplo da feira anual da Semente da Paixão e a Feira de Combate ao uso de Agrotóxicos, realizada em 19 de março, em João Pessoa. “Essa feira do dia 19 de março é fruto de uma lei estadual, de autoria do deputado Frei Anastácio, e tem o objetivo de fortalecer a convicção de que o uso de agrotóxicos só traz destruição para a natureza e doenças para o ser humano”, explicou.
Da Assessoria de Imprensa INCRA-PB