sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

DEPUTADO RANIERY PARTICIPA DO II CONGRESSO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS NA PARAÍBA





O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) participou, na manhã dessa quinta-feira (28), do II Congresso de Tradutores e Intérpretes de LIBRAS na Paraíba, realizado de 27 a 29 de janeiro de 2016, no Campus da Universidade Federal, Castelo Branco, em João Pessoa.

O tema que está sendo debatido este ano é a relação entre os TILS (Tradutores e Intérpretes de LIBRAS) e as tecnologias acessíveis. Desafios contemporâneos: onde estamos? Como estamos? Como deveríamos estar?. Durante os três dias do evento, temas como “O TILS na educação inclusiva”, “Sindicato dos Tradutores Intérpretes de Libras”, “Tecnologias e mídias acessíveis”, entre outros, estarão presentes em palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos e minicursos.

“O II CONTILS tem como foco discussões sobre os desafios contemporâneos dos Tradutores Intérpretes de Libras, sua atuação em diversos ambientes e a preocupação de como estes profissionais estão, onde estão e como realmente eles devem estar no contexto atual de tantas tecnologias e novidades do mundo moderno”. Nas discussões, a prática dos TILS em vários ambientes, não deixando de lado a sua formação. Tudo voltado para o que tem ocorrido atualmente, trazendo uma perspectiva para o futuro dos profissionais.

O deputado Raniery agradeceu o convite da organização e reafirmou meu compromisso, como presidente da frente parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiências da Assembleia Legislativa da Paraíba. “Tenho o compromisso de lutar pelos direitos dessa categoria que busca diariamente promover a inclusão e igualdade”, disse.

Nos primeiros dias de trabalho para o seu terceiro mandato, em fevereiro de 2015, Raniery apresentou na Casa, requerimento para criação da Frente Parlamentar. Em julho, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei Nº 336/2015, que dispõe a obrigatoriedade de realização de concurso público para contratação de tradutores e intérpretes de Libras no âmbito do Estado da Paraíba.

Se destacando pelo trabalho realizado no terceiro mandato em defesa das pessoas com deficiência, Raniery tem trabalhado nas questões relacionadas a atenções surdos e/ou pessoas com deficiência auditiva, o parlamentar tem feito apresentações de requerimentos, pedidos de informação, projetos de leis, apelos, participação em eventos e a realização de audiências públicas para debater o tema.
Da Assessoria de Imprensa do Deputado.