segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

30 ANOS A SERVIÇO DE DEUS



A Igreja de Guarabira, mais do que nunca está iluminada pela fé dos seus fieis, que a superlotam para comemorar festivamente com o monsenhor José Nicodemos, celebrante desta noite, os seus bem vividos 30 anos de sacerdócio. Que felicidade em recebê-lo, oh homem de Deus!

Na sua caminhada sacerdotal, dedicou a esta gente 17 anos de vida e plantou sementes que floresceram ao longo do tempo e se transformaram em EJC, Terço dos Homens, ECC, Bom Pastor, EC e VPJ. Ainda agora estão exercendo o seu papel dentro desta Igreja, ajudando na caminhada àqueles que precisam de apoio e incentivo espiritual e humano.

Aos bons, todas as portas se abrem e por isso, Guarabira jamais haverá de fechar as suas entradas a quem lhe fez tanto bem e ensinou o seu povo a caminhar nas missas e procissões, novenas e confissões, missões e pregações, sempre com olhar voltado para os céus, procurando o amparo de Deus.

Romeiros sobem semanal ou cotidianamente ao Santuário de Frei Damião, para em oração buscarem Deus enquanto saúdam respeitosamente o capuchinho Damião de Bozzanno, um dos maiores missionários que por estas plagas já passaram. E quantas vezes o poder público municipal não buscou no monsenhor Nicodemos uma orientação e observação para que se efetivasse a construção do Santuário?

Graças a Deus Nicodemos inspirou-se e contribuiu para que o Seminário São José se fizesse realidade e viesse a servir a tantos religiosos de antes e de agora, na formação de sacerdotes. E que bom, que aumenta sempre o número de padres voltados a bem servir às ovelhas de Deus e à sociedade em geral.

Na sociedade, há os que se servem de Deus – e nunca agradecem, só cobram – e os que a Ele servem: sacerdotes, frades, diáconos, freiras e ministros da Eucaristia. Os caminhos percorridos por esses são belíssimos, por terem sido escolhidos pela vontade do Senhor, para no momento certo lhe fazerem companhia, trabalhando pelo seu Reino.

Finalmente, recito "Tu és um Sacerdote para sempre", de Henri Lacordaire, colhido do Blog Sentir com a Igreja:

Viver no meio do mundo
sem desejar seu próprio prazer...
Ser um membro de cada
família e ainda assim não pertencer a ninguém...
Participar de todos os sofrimentos;
penetrar todos os segredos;
curar todas as feridas...
Diariamente ir dos homens a Deus
para lhe oferecer suas petições...
Vir de Deus aos homens
para lhes oferecer sua esperança..
Ter um coração de fogo para a caridade
e um coração de bronze de castidade...
Abençoa e seja abençoado para sempre.
Ó Deus, que vida, e que é sua, 
sacerdote de Jesus Cristo!

Parabéns ao Monsenhor Nicodemos, por tão bela caminhada sacerdotal.