sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

BIOGRAFIA DE SINATRA




Sinatra - O Chefão | Companhia Das Letras | 2015 | 1292 pgs.

1212. Este é o abundante número de páginas da segunda e última parte da mais nova biografia do cantor e ator norte-americano Frank Sinatra (1915-1998), ídolo pop de várias gerações mundo à fora. 

“Sinatra – O Chefão”, continuação de “Sinatra – a Voz”, foi escrito pelo jornalista americano James Kaplan e publicado, no Brasil, pela Companhia das Letras. Se no primeiro volume, Kaplan falou do homem que revolucionou a cultura de massa no pós-guerra, desde o declínio do rádio até a explosão da televisão, agora ele se concentra na construção da imagem de “chefão” do cantor, na sua polêmica proximidade com os homens do poder, especialmente da política americana. 

O livro começa em meados dos anos 1950, logo após Sinatra ganhar o Oscar de ator coadjuvante pelo seu papel no filme “A um passo da eternidade”, e segue até o seu último show, realizado em 1994, no Radio City Music Hall de New York, chegando, naturalmente, a sua morte, em 1998, aos 82 anos. O livro é recheado de detalhes, fotos e possui várias notas de rodapé, o que costuma fazer os historiadores respirarem de alívio.

Para os fãs brasileiros, há várias passagens que envolvem o Brasil, como a parceria com Antonio Carlos Jobim ou o show que Sinatra fez no país, em 1980. Sobre este show, antológico, Kaplan lembra: “No concerto de 1980 no Rio de Janeiro, Sinatra teve um lapso de memória. Ele estava no meio de “Strangers in the Night”, canção que conhecia ‘tão bem quanto a palma da minha mão’, segundo ele mesmo contou, quanto a letra de repente lhe escapou. O estádio inteiro começou a cantá-la para ele – em inglês. Frank ficou emocionado”.
Fonte: Café História.