terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O PAÍS NÃO PODE PARAR



Na verdade todos sabem da importância de se passar o Brasil a limpo, e há mais de ano que se tenta isso através de apuração profunda e detalhada, pelo Supremo Tribunal Federal e Ministério Público, que se debruçam sobre provas de fatos criminosos e depoimentos dos envolvidos e testemunhas. Ainda bem que esses instrumentos de justiça estão ai muito vigilantes cumprindo com as suas responsabilidades, o que de certa forma está restaurando no brasileiro um pouco mais de credibilidade nas suas instituições. Isso é muito bom, indiscutivelmente. 

Ao lado deles, registre-se o importante papel da imprensa, aquela que não está a serviço de grupos e que tem mostrado as ações dolosas de maus políticos, verdadeiros equívocos do eleitorado que vota de qualquer jeito. Por isso estão ai autoridades que não têm mais voz e nem moral, representando o parlamento nacional. Há muito perderam a credibilidade popular e a sociedade espera ansiosamente vê-los pelas costas o mais cedo possível.

Graças ao trabalho desses instrumentos que zelam pela sociedade é que se está chegando a tomar conhecimento de fatos como venda de sentenças por alguns juízes; desfile de magistrados em automóveis de luxo por sua autorização apreendidos em virtude de crimes praticados pelos seus proprietários que também foram recolhidos à cadeia por sua definição; operações da Lava Jato e Mensalão que têm mostrado nomes de figurões da política e da sociedade brasileira se apropriando por atos de corrupção de somas altíssimas que deveriam estar a serviço do povo e do país; desvio de dinheiro de merenda escolar de todas as formas e praticado por representantes e agentes políticos de Estados e municípios; sonegação fiscal conforme Ministério  da Fazenda, sem a devida declaração para não pagamento dos impostos, por parte de políticos, jogadores de futebol e outras pessoas da burguesia social, e por ai vai.

Julgo, porém, e acho que assim milhões de brasileiros também, que o país não pode parar enquanto a inflação está voltando e os serviços à sociedade como segurança pública, educação, infraestrutura e saúde – ah, e como essa está depauperada, apenas assistindo á morte de milhares de irmãos à falta de medicamentos, leitos, equipamentos e médicos – estão sendo completamente destruídos por inobservância e ações dos governantes maiores.

É preciso retomar o crescimento e as correções para mudança dessa situação. Chega de se esperar ou aguardar resultados pacientemente, porque ainda não se decidiu se Dilma fica ou sai, se Eduardo é afastado da presidência da Câmara dos Deputados ou não. Denunciados estão sob verdade ou não, e as instituições adequadas que cuidem de decidir os seus destinos, mas que o Brasil continue cuidando de si e dos seus filhos.