quarta-feira, 30 de março de 2016

A ALEGRIA VOLTA AO CARIRI E SERTÃO DO PAJEÚ



Felizes, mais que isso, estão os sertanejos da região de Itapetim, município do Sertão do Pajeú, no Estado de Pernambuco, bem como os residentes de Desterro vizinho a Teixeira desde a madrugada desta terça-feira, 29, quando as suas terras foram umedecidas pelas chuvas fortes caídas intensamente, enchendo também os açudes barragens responsáveis pelo abastecimento das casas residenciais e comerciais das cidades.

Há quase cinco anos a seca tem sido muito presente na vida das pessoas desses lugares e outros mais, maltratando a terra, matando animais e destruindo as plantações, enquanto têm promovido a retirada de muitos campesinos para cidades e plagas outras, mas favorecidas pelas chuvas, bênçãos celestiais.


Hoje, segundo o Blog do Euflávio Nunes, barragens de Itapetim estão a transbordar, alegrando assim aos corações de todos que teimando com a natureza, ficaram firmes no torrão natal, também meio de vida e se ganha pão, acreditando no Altíssimo e pelo visto, valeu esperar, valeu ter paciência sem blasfemar, principalmente.

Saiba-se, dessa bênção em forma de chuva, que Deus não abandona os seus e “dá o frio conforme o cobertor”, já o diz um velho adágio popular. Em sendo assim, ao homem o que é seu e a Deus o que a Ele deve ser dado.

Fiquei muito feliz por saber disso, ou seja, da alegria dos sertanejos daquela região com quem tenho laços de amizade muito fortes, porque conheço uma parte do seu sofrimento, tantas vezes cantado em prosa por intelectuais da terra e em versos proferidos pelos lábios de Pedro Amorim, de saudosa memória.  

Graças a Deus ameniza-se pelas chuvas o sofrimento do sertanejo e do caririzeiro, renascendo-lhes a esperança da fartura e de ver seus animais percorrendo as glebas buscando abundância da água armazenada e matando a fome no pasto esverdecido.

E que venham bênçãos e mais bênçãos da natureza promovendo alegria e bonança humana, enquanto de joelhos postos sobre a terra, saiba-se erguer aos céus uma prece de agradecimento e fé. 
Foto dos arquivos do Blog do Euflavio Nunes.