quinta-feira, 24 de março de 2016

ASSENTAMENTO DO BREJO PARAIBANO COMEMORA 18 ANOS DE CRIAÇÃO




Um café da manhã, orquestra de flautas, dramatização, grupo de capoeira, muitos cânticos tradicionais e um almoço comunitário marcaram as comemorações dos 18 anos de criação do assentamento União, domingo (20), na cidade de Areia, no Brejo Paraibano, a 122 quilômetros da capital João Pessoa. 

A programação foi realizada na casa sede, com participação de assentados técnicos da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra/PB para prestar assistência em assentamentos, além de sindicalistas e agricultores de áreas vizinhas.

A programação teve início com o café da manhã, seguido da abertura realizada com o depoimento da assentada Joelma Fernandes. Ela ressaltou que nesses dezoito anos, após a conquista da terra, as famílias agricultoras conseguiram sua independência financeira. Joelma destacou ainda a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Casa de Farinha, implantada através de projeto elaborado pela Coonap e implantado pelo Cooperar do governo da Paraíba.


Os momentos de maior descontração aconteceram com as presentações da orquestra de flautas e de um grupo de capoeira, formados por crianças e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretária de Ação Social do município de Areia. Depois foi apresentada uma dramatização pelo Grupo de jovens do assentamento chamado Jobs (Jovens Buscando Sonhos). As homenagens continuaram com as cantorias tradicionais do assentamento. No final, foi servido um almoço comunitário.

PRODUÇÃO. O assentamento tem 26 famílias e foi criado em 1998, onde antes era parte da antiga Usina de Santa Maria. Cada família uma conquistou um lote com 5,5 hectares, todos com casas construídas pelo Incra. O assentamento também conta poços e cisternas.O cultivo da banana se destaca como principal produto do assentamento. Além disso, 40 agricultores fazem parte do PAA, com produção agroecológica de alface, cebolinha, quiabo, abobrinha, jerimum, coentro, pimentão, manga e banana que são distribuídos para três instituições localizadas no município.