terça-feira, 15 de março de 2016

FÓRUM DE ASSENTADOS NA PARAÍBA AVALIA TRABALHO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA




Agricultores dos 31 assentamentos de 16 municípios paraibanos do Compartimento da Borborema participaram, no final de semana, do Fórum Anual de Avaliação do Lote Borborema, no auditório da Vila do Artesão, em Campina Grande, a  121 quilômetros de João Pessoa. Um dos objetivos foi propor sugestões para a melhoria do trabalho desenvolvido nos assentamentos.
O fórum também serviu para avaliar as atividades desenvolvidas em 2015 pela Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), através da Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra/PB para prestar assistência aos assentamentos.
         Os participantes discutiram as ações que foram realizadas nos assentamentos, bem como os pontos positivos e as principais dificuldades dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de assistência técnica. O fórum contou ainda com apresentações culturais e místicas.
         
 
        Na opinião do assentado Ednaldo Ferreira da Silva, do Assentamento Cajá de Matinhas, localizado no município de Matinhas, a realização de fóruns para a avaliação do trabalho das entidades de Ates é fundamental para a troca de experiências entre agricultores e técnicos de assentamentos diferentes.
          “Antes da presença da Coonap, lá no assentamento, nós não tínhamos o conhecimento que temos hoje. Foi através do trabalho da assistência técnica que aprendemos a desenvolver melhor nossas atividades e conquistamos uma melhor qualidade de vida”, afirmou Ednaldo.
          Para o superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju, a assistência técnica tanto no Compartimento da Borborema, quanto nas demais regiões do estado, tem mostrado um grande diferencial na qualificação da produção e na implantação de novas experiências e tecnologias que aprimoram o trabalho dos agricultores e reforçam a renda familiar”, afirmou.

Com informações da Coonap.