sexta-feira, 18 de março de 2016

GOVERNADORES DO NORDESTE REPUDIAM IMPEANCHMENT




          247 - Diante da decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de instalar a comissão especial de impeachment nesta quinta-feira 17 , os governadores do Nordeste divulgaram uma nota em que "manifestam seu repúdio a essa absurda tentativa de jogar a Nação em tumultos derivados de um indesejado retrocesso institucional".
          O texto lembra que "a decisão de abrir o tal processo de impeachment decorreu de propósitos puramente pessoais, em claro e evidente desvio de finalidade" e defende que as "eleições livres e periódicas" devem ser respeitadas. Os governadores ressaltam ainda que, para que ocorra um impeachment, a presidente Dilma Rousseff precisa ter cometido um crime de responsabilidade. "Isso inexiste no atual momento brasileiro", afirmam.
             Abaixo, a íntegra da nota:

Nota Governadores do Nordeste

"Diante da decisão do Presidente da Câmara dos Deputados de abrir processo de impeachment contra a Exma Presidenta da República, Dilma Roussef, os Governadores do Nordeste manifestam seu repúdio a essa absurda tentativa de jogar a Nação em tumultos derivados de um indesejado retrocesso institucional. Gerações lutaram para que tivéssemos plena democracia política, com eleições livres e periódicas, que devem ser respeitadas. O processo de impeachment, por sua excepcionalidade, depende da caracterização de crime de responsabilidade tipificado na Constituição, praticado dolosamente pelo Presidente da República. Isso inexiste no atual momento brasileiro. Na verdade, a decisão de abrir o tal processo de impeachment decorreu de propósitos puramente pessoais, em claro e evidente desvio de finalidade. Diante desse panorama, os Governadores do Nordeste anunciam sua posição contrária ao impeachment nos termos apresentados, e estarão mobilizados para que a serenidade e o bom senso prevaleçam. Em vez de golpismos, o Brasil precisa de união, diálogo e de decisões capazes de retomar o crescimento econômico, com distribuição de renda."

Robinson Farias (PSD – Rio Grande do Norte) Flavio Dino (PCdoB – Maranhão) Ricardo Coutinho (PSB – Paraíba) Camilo Santana (PT – Ceara) Rui Costa (PT – Bahia) Paulo Câmara (PSB – Pernambuco) Wellington Dias (PT – Piaui) Jackson Barreto ( PMDB – Sergipe) Renan Filho (PMDB – Alagoas)
Fonte: Brasil 247.