domingo, 8 de maio de 2016

ANDRADE GUTIERREZ FECHA ACORDO DE LENIÊNCIA E PAGARÁ MULTA DE R$ 1 BI




247 - O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba Sérgio Moro homologou o acordo de leniência da empreiteira Andrade Gutierrez. Pelo acordo firmado com o Ministério Público Federal, a construtora pagará R$ 1 bilhão a título de indenização.
Em abril, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki já havia homologado a delação premiada de 11 ex-executivos da empresa, incluindo os depoimentos do ex-presidente da empreiteira Otávio Marques de Andrade e do ex-executivo Flávio Barra.
Apesar do sigilo dos depoimentos ainda não terem sido levantados, trechos vazados apontam que os executivos teriam confirmado pagamentos à empresas contratadas pela campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff em 2010, além de confirmarem que a Andrade Gutierrez também teria participado de esquemas de desvios e corrupção em obras e contratos da Petrobras, além da construção de estádios da Copa do Mundo e na construção da usina de Belo Monte, no Pará.
Executivos também afirmaram terem repassado dinheiro para a campanha de reeleição da presidente Dilma em 2014. Neste caso, os delatores citaram nominalmente os ministros Edinho Silva (Secretaria de Comunicação) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), além do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto e do ex-ministro Antonio Palocci.
Além de reconhecer as más práticas e de ter que pagar a indenização, a empreiteira publicará anúncios sob o título "Pedido de desculpas e manifesto por um Brasil melhor". Pelo acordo, a empreiteira também terá que adotar programas de governança lastreados em um novo código de conduta e de ética. Fonte: Brasil 247.