domingo, 15 de maio de 2016

ARTISTAS DE QUATRO ESTADOS REALIZAM ATO EM JP CONTRA EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DA CULTURA




Artistas de João Pessoa, Recife, Natal e Fortaleza promoverão um ato público contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e em defesa do Ministério da Cultura nesta segunda-feira (16), às 16h, na capital paraibana. A concentração para a manifestação será em frente ao Teatro Santa Roza, na Praça Pedro Américo.

De lá, os manifestantes seguirão em caminhada até o Ponto de Cem Réis, onde haverá o encerramento do evento, com uma ciranda. O objetivo é rechaçar a decisão do presidente interino, Michel Temer (PMDB), de descartar os avanços obtidos no Minc, como o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), com a composição paritária de seus membros, Governo e sociedade civil, a institucionalização do Plano Nacional de Cultura, Sistema Nacional de Cultura, além de programas que fizeram crescer a produção das artes e um maior acesso dessa produção pelos brasileiros e brasileiras.

Os artistas deverão levar instrumentos musicais e promover intervenções artísticas durante o ato público. Como parte do projeto de cortes do governo provisório, a cultura acabou voltando-se a fundir ao Ministério da Educação, formando o Ministério da Educação e da Culura. Quem assumiu a pasta foi o até então deputado pernambucano José Mendonça Bezerra Filho (DEM), político com inexpressiva atuação no campo cultural. O novo ministro ainda não se pronunciou sobre seus projetos para a área. As informações são do ParlamentoPB. Fonte: Portal PARAÍBA Já.


OPINIÃO DO BLOG:  Inimaginável que os artistas de grande parte do Nordeste brasileiro se mantivessem silenciosos diante dessa atitude do Governo interino Michel Temer extinguir o Ministério da Cultura e transformá-lo apenas numa pasta e fazendo-a retornar ao Ministério da Educação onde permanecera por tantos e tantos anos anteriormente.  Se eles há reclamavam diante dos minguados recursos, segundo muitos deles, repassados no Governo Dilma  Rousseff para que pudessem continuar produzindo cultura, imagine-se agora que há mais incertezas quando se trata de uma pasta. 
                    Mas fiquem todos certos de que vêm muito mais apertos por ai, em nome da recomposição econômica  do Brasil.