quinta-feira, 19 de maio de 2016

CINCO MULHERES RECUSARAM CONVITE DE MICHEL TEMER PARA A CULTURA




A cantora Daniela Mercury recusou convite para assumir a Secretaria Nacional de Cultura e já é a quinta mulher a rejeitar o comando da pasta. 

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a cantora foi procurada pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) no início da semana.

Nesta segunda-feira, a ex-secretária de Cultura do Ceará, Cláudia Leitão, também foi procurada para assumir a Secretaria. 

A pasta é “órgão máximo” da cultura na gestão Temer, após a extinção do Ministério da Cultura (MinC) e sua incorporação ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Crítica da extinção do MinC, a cearense respondeu com “sonoro não” o convite. Além de Leitão, a atriz Bruna Lombardi, a consultora de projetos culturais Eliane Costa e a jornalista Marília Gabriela também receberam convites para assumir o cargo. Todas recusaram.

Uma das mais polêmicas medidas da reforma administrativa de Michel Temer (PMDB), a extinção do MinC tem sido contestada por gestores do ramo da cultura (inclusive Cláudia Leitão), mas ganhou apoio de gente como o cantor Lobão e o ator Alexandre Frota. 

A pasta também tem sido alvo de busca por um nome feminino para a equipe de Temer, até agora só composta por homens. Fonte: Pragmatismo Político.