quinta-feira, 5 de maio de 2016

PARAÍBA TEM 115 CASOS CONFIRMADOS DE MICROCEFALIA



A Paraíba tem 115 casos de microcefalia confirmados pelo Ministério da Saúde, conforme balanço semanal emitido nesta quarta-feira (4). Com relação ao último relatório, na semana passada, houve um aumento de três casos. Os números são maiores, a cada boletim, desde o início do levantamento em outubro de 2015.
Desde outubro, a Paraíba fez 868 notificações, sendo 115 confirmados, 374 descartados e outros 379 em investigação. O estado é o terceiro no país com maior número de confirmações da doença, empatado com Maranhão e atrás de Pernambuco (339) e Bahia (232). No Brasil, foram confirmados 1.271 casos do problema.
O Ministério da Saúde disse que está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.
Conforme o Ministério da Saúde, a orientação é que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes. Fonte: Portal CORREIO.