segunda-feira, 9 de maio de 2016

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA NOVA FASE DA OPERAÇÃO ZELOTES E INVESTIGA GUIDO MANTEGA





A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (9) uma nova etapa da Operação Zelotes. O alvo desta fase é a Cimento Penha, acusada de pagar valores indevidos para ter multas anuladas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, é amigo do dono da empresa. Ele teria nomeado dois conselheiros para analisar o caso da Cimento Penha, que conseguiu abater débito de R$ 106 milhões. Mantega já teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados. A PF cumpre mandados no Distrito Federal, e nos estados de São Paulo e Pernambuco. A Operação Zelotes investiga esquema de propinas para diminuição ou eliminação de multas no Carf, além da compra de medidas provisórias nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Fonte: Portal Bahia Notícias. 

OPINIÃO DO BLOG: O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, do governo Luiz Inácio Luz da Silva, foi conduzido hoje pela manhã de forma coercitiva  por policias federais para prestar depoimento. Isso significa dizer que aquela condução do ex-presidente Lula não foi feita de forma isolada, pois agora começa a se repetir. E isso de certa forma dá a entender que é preciso se continuar procurando passar o país a limpo de verdade, ouvindo-se a todos os que estejam comprometidos realmente com os escândalos e os que sejam apenas e tão somente suspeitos. Ninguém está acima da lei, é bom se repetir isso sempre.  
               Há indícios de que ele utilizou o BNDES para pedir doações para a campanha política de Dilma Roussef, a quem serviu também no início do primeiro mandato como Ministro da Fazenda.