terça-feira, 31 de maio de 2016

POPULARES PINTAM FAIXAS DE VIDA



Vendo artigo publicado num dos portais deste município, sobre o trabalho de populares do bairro do Rosário no dia de ontem, pintando faixas de pedestres ao longo de trecho da rua Des. Pedro Bandeira, que liga o centro de Guarabira ao trevo na PB 073, nas proximidades da Escola Municipal Edvardo Toscano, não me surpreendi, pois como todos sabem a sinalização no centro da cidade é péssima e nos bairros não poderia ser diferente.

No aspecto sinalização de ruas e praças para disciplinação e organização do trânsito, a administração pública deixou muito a desejar até hoje e de tal forma, que o tráfego que já era ruim em tempos anteriores ao seu governo piorou imensamente e de forma preocupante. A cidade se tornou inviável e insegura aos pedestres e motoristas de forma geral, devido ao crescimento populacional da cidade, grande presença cotidiana de pessoas no nosso centro comercial, religioso, educador e de serviços, aumento do número de automóveis e motos daqui e de outros municípios da região, preenchendo todos os espaços na urbe e dominando os poucos que ainda acolhiam veículos em ruas capazes para estacionamentos.

A desorganização tornou o trânsito muito mais caótico, um verdadeiro “samba do crioulo doido”, principalmente quando a polícia militar, por lei, não podia mais executar esse trabalho, pois o trânsito passava ao poder público municipal. Que falta fariam aos governantes esses denodados soldados do trânsito.

Há poucos dias, a Prefeitura entregou à sociedade local os chamados “amarelinhos” de ambos os sexos, a quem cabe a partir de então orientar e organizar o trânsito em Guarabira. Entretanto, é preciso que se cobre do senhor prefeito oferecer pessoal capacitado e material para instalação de placas e aberturas de todas as faixas de pedestres, lembrando-se-lhe, ainda a necessidade permanente da sua conservação.

No primeiro ano do mandato do prefeito, vereadores estiveram nas ruas do centro da cidade, fazendo esse mesmo trabalho realizado por populares hoje na rua Des. Pedro Bandeira, tentando facilitar pelo menos aos pedestres já naquele período, o direito de atravessar avenidas e alcançar em segurança o seu destino. E olhem que aqueles parlamentares foram muito criticados por outros seus companheiros de legislativo, como se querer fazer o bem ou cumprir com as obrigações do seu mandato fosse algo fora do comum e reprovável. 

Hoje é parte do povo que está presente nas avenidas, ora protestando através de movimentos, ora reclamando do descaso público quando se utiliza de pincéis e réguas para traçar no negro asfalto que ainda resta, as linhas que podem garantir um pouquinho ainda a vida humana. 

Cobrar e reclamar com postura cidadã é mais do que preciso.