quinta-feira, 12 de maio de 2016

TEMER PROMETE GOVERNO DE “SALVAÇÃO NACIONAL”




247 - Em sua primeira fala como presidente interino, Michel Temer (PMDB), que deu posse no início da noite nesta quinta-feira a 23 ministros, repetiu a mesma tecla que vem usando ultimamente, além de mencionar "um governo de salvação nacional". "Reitero que é urgente pacificar a nação e unificar o Brasil", afirmou, após uma cerimônia com parlamentares, governadores e novos ministros entusiasmados.
Ele próprio comentou o entusiasmo. "Eu pretendia que essa cerimônia fosse extremamente sóbria e discreta, como convém para o momento. Entretanto, eu vejo entusiasmo dos colegas parlamentares, dos senhores governadores e tenho absoluta convicção que esse entusiasmo deriva da longa convivência que tivemos ao longo do tempo", disse.
Temer prometeu manter os programas sociais dos governos do PT. "O Bolsa Família, o Pronatec, o Fies, o ProUni... são programas que deram certo e precisam ser aprimorados", disse. E destacou que a Operação Lava Jato "tornou-se referência e como tal deve ter prosseguimento". Temer foi acusado por apoiadores do governo da presidente afastada Dilma Rousseff de querer barrar as investigações quando assumisse. Alguns de seus ministros são alvos da investigação e passam agora a ter foro privilegiado - só podem ser investigados pelo STF.
O peemedebista também falou em "estancar o processo de queda livre na atividade econômica" e no "equilíbrio das contas públicas". "A primeira medida já está aqui representada, já eliminando vários ministérios da máquina pública", exemplificou. Destacou também que "o diálogo é o primeiro passo para enfrentarmos os desafios para avançar e garantir a retomada do crescimento".
Temer definiu o momento atual como "ingrato". "Não é momento para celebrações, mas para reflexões", analisou. Agradeceu à presidente Dilma Rousseff, mas alfinetou a fala da presidente em dois pontos: ressaltou o respeito às instituições do País - em contraponto à afirmação de Dilma de que o processo de impeachment é um golpe - e defendeu que as palavras não sejam "propagadoras do mal entre os brasileiros".
Leia a lista de ministros empossados na reportagem da Agência Brasil: 

TEMER DÁ POSSE A NOVOS MINISTROS; NÚMERO DE PASTAS CAI DE 32 PARA 23  

Sabrina Craide e Paulo Victor Chagas - O presidente interino Michel Temer deu posse aos novos ministros de seu governo, no Palácio do Planalto. Como medida de economia, Temer reduziu o número de ministérios de 32 para 23.
Sete ministros são do PMDB. O ministério de Temer também contempla nomes do PP, do PSDB, do PSD, do DEM, do PRB, do PTB, do PSB e do PR.
Entre as mudanças estão a fusão das pastas de Comunicações com a de Ciência e Tecnologia, e a incorporação da Secretaria de Aviação Civil e da Secretaria de Portos, que tinham status de ministério, ao Ministério dos Transportes.
O Ministério de Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Igualdade Racial foi incorporado ao Ministério da Justiça, que passou a se chamar Ministério da Justiça e Cidadania.
Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário viraram o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Os ministérios da Educação e da Cultura também foram unidos em uma única pasta. A Controladoria-Geral da União passa a se chamar Ministério da Fiscalização, Transparência e Controle.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a Chefia de Gabinete, a Advocacia-Geral da União e o Banco Central perderam status de ministério. O Gabinete de Segurança Institucional passou a ser considerado um ministério do governo Temer. O advogado-geral da União será Fábio Osório Medina.
Veja a lista dos atuais ministros do governo Temer:
- Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
- Raul Jungmann, ministro da Defesa
- Romero Jucá, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
- Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo
- Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional
- Bruno Araújo, ministro das Cidades
- Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Henrique Meirelles, ministro da Fazenda
- Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura
- Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil
- Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário
- Leonardo Picciani, ministro do Esporte
- Ricardo Barros, ministro da Saúde
- José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente
- Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo
- José Serra, ministro das Relações Exteriores
- Ronaldo Nogueira de Oliveira, ministro do Trabalho
- Alexandre de Moraes, ministro da Justiça e Cidadania
- Mauricio Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil
- Marcos Pereira, Ministério da Indústria e Comércio e Serviços
- Fabiano Augusto Martins Silveira, ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)
– Fernando Bezerra Filho - Ministro de Minas e Energia
- Helder Barbalho - Ministro da Integração Nacional

Fonte: Brasil 247.