domingo, 5 de junho de 2016

O SIGNIFICADO DA VAIA AO LÍDER DO PSDB




Por Walter Santos

O que era inimaginável supor e constatar aconteceu nesta sexta-feira, 3, no Parque do Povo, em Campina Grande, durante a abertura do Maior São João do Mundo: o senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, enfrentou minutos de vaias ao se referir ao Governo de Dilma como o mais corrupto de todos os tempos. "Golpista! Golpista!" - gritavam pessoas de vários pontos do ambiente da Festa.
Sob vaias, Cássio insistiu em dizer que vai continuar a luta contra a corrupção no País e acusou os que lhe vaiavam como "Inocentes úteis".
Ele se manteve no discurso dizendo que manteria a posição de coragem de enfrentar a minoria ruidosa, pois representava a maioria silenciosa. Mas durante todo o tempo ouviu a expressão “Golpista”.

FATO INÉDITO E MARCANTE. Foi a primeira vez em toda a história do Maior São João quanto de Campina que o senador, ex-prefeito da cidade, enfrentou uma sonora vaia a incomodar quem seja vítima dela.
Cassio é, sem dúvidas, a maior liderança política de Campina, portanto, conviver com reação popular espontânea no nível registrado é motivo de preocupação.
Na prática, seu papel de encarnar a figura do enfrentamento ao PT, através de duras acusações contra a presidenta Dilma Rousseff, lhe cria na mesma proporção um ódio recíproco não só de petistas, mas de todo segmento organizado da sociedade que pensa diferente do PSDB.
Ela passa a conviver com isso liderando a bandeira de discurso desconfortável diante da realidade em curso provando que a corrupção está em todos os partidos, em especial no PSDB - de onde é líder.
Os últimos fatos mostram repetidamente que a cúpula do PSDB tem sido acusada de envolvimento com a mesma corrupção que ele acusa. E não é invenção, discurso de opositor. Muitas delações envolvem Aécio, Alckmin e até FHC, quem diria.
Esta realidade se conflita com o discurso ético e amplia algo que ele não tinha, ou seja, forte rejeição, a partir de setores organizados que já chegaram a lhe apoiar.

A FORÇA DO CONSERVADORISMO. Cássio apenas está assumindo de forma nacional com reflexos na Paraíba a linha política inteiramente neoliberal, algo que ele não expunha com tamanha radicalidade porque para afirmar - se nesta condição precisou enfrentar a onda progressista, próxima e vinculada com a vertente socialista.
É na atualidade o Tucano mais contundente contra o Petismo com ódio sem igual.
O senador e Líder do PSDB no Senado é a cara da postura conservadora à direita alinhada com setores da sociedade considerada elitista.
O fato é que Cássio passou a ser líder do enfrentamento ao PT, Dilma, Lula - este último já tratado como aliado circunstancial, como fez Aécio Neves também.
Ele, de fato, cresce para setores conservadores mas passará a conviver com hostilidades frequentes não só na Paraíba velha de guerra.
E isto será transportado para a sucessão municipal de outubro próximo, inclusive em Campina Grande.
Fonte: Brasil 247.