Os bancários rejeitaram nova proposta salarial
dos bancos e seguem em greve, que nesta quinta (29) entrará no seu 24º dia.
A Fenaban (braço sindical da Febraban, que representa os bancos)
manteve a proposta de reajuste de 7%, mas aumentou o abono para R$ 3.500 ante
os R$ 3.300 oferecidos anteriormente.
A oferta era por acordo para 2016 e também para 2017. No ano que
vem, bancários receberiam a inflação mais um aumento real de 0,5%, pela
proposta dos bancos.
Os bancários consideraram a proposta insuficiente. Desde o começo
da campanha salarial, pedem reajuste salarial de inflação (9,62%) mais aumento
real de 5%.
No ano passado, a greve durou 21 dias e garantiu aumento real de
0,11% aos bancários.
O
QUE OS BANCÁRIOS PEDEM
> reajuste - 5% mais a
inflação de 9,62%
> benefícios - R$ 880
em vales-alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche
> piso - R$ 3.940,24
(equivalente ao salário mínimo do Dieese)
O QUE OS BANCOS OFERECEM
> reajuste - 7% sobre
salário e benefícios
> abono - R$ 3.500
> piso - R$ 2.856,31
BANCOS
DURANTE A GREVE. 1 - Pagar contas. O
cliente do banco pode utilizar internet banking e aplicativos para celular do
banco para efetuar o pagamento. Para isso, confira se as senhas os aplicativos
estão funcionando e vá a agências ainda não paralisadas para atualizá-las. Os
caixas eletrônicos e correspondentes bancários, como agências lotéricas,
Correios e até alguns supermercados também recebem pagamentos de contas em caso
de dificuldade, o cliente pode entrar em contato com a empresa e pedir
alternativas para realizar o pagamento. É importante registrar o pedido,
enviando por e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento. Caso o
fornecedor não dê opções para pagar a conta, o consumidor deve usar esses
documentos para reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
2
- Transferências de dinheiro. É possível fazer por internet banking,
celular, caixa eletrônico e atendimento por telefone.
Atenção: os valores das
transferências podem ser limitados por esses canais, dependendo do seu perfil
de renda e padrão de gastos. Se existe a previsão de uma transferência nos
próximos dias, procure uma agência que ainda esteja funcionando
3 - Investimentos e
resgates. Também podem ser feitos por internet, aplicativo, caixa
eletrônico e central de atendimento por telefone. Seja qual for o canal de
atendimento, lembre-se de pesquisar o rendimento oferecido e as taxas cobradas
para aplicar ou resgatar o dinheiro aplicado
4
- Empréstimos e financiamentos. Os bancos também oferecem crédito pessoal
em condições pré-aprovadas nas plataformas de atendimento eletrônico.
Lembre-se, no entanto, que as taxas nessas modalidades costumam ser altas e
devem ser usadas apenas em emergências.
Para quem precisa
renegociar dívidas, os grandes bancos oferecem plataformas de renegociação sem
atendimento ou então permitem o envio de propostas pela internet.
A
documentação para financiamento imobiliário é entregue na agência. Esse tipo de
crédito tende a ficar suspenso durante a greve. Com informações da Folhapress. Fonte:
Notícias ao Minuto.