segunda-feira, 14 de novembro de 2016

APÓS AFIRMAR QUE LULA TINHA MANSÃO EM PUNTA, ALEXANDRE GARCIA SE RETRATA




Da Revista FórumO jornalista e apresentador da TV Globo, Alexandre Garcia, ao comentar uma reportagem da Revista IstoÉ associou o ex-presidente Lula a uma mansão em Punta Del Este.
Garcia afirmou que a Operação Lava Jato estaria investigando Lula por, supostamente, ter recebido indevidamente o imóvel de presente do empresário Alexandre Grendene Bertelle, um dos donos da rede de indústrias de calçados Grandene. O empresário seria dono de várias mansões em Punta Del Este.
Lula processou a IstoÉ pela calúnia e ao perceber que também seria processado, Garcia foi ao ar dizendo que um amigo e vizinho da suposta mansão dada a Lula por Grandene, alertou o colega que nunca vira Lula ou Grandene no local e que o imóvel não pertencia ao ex-presidente.
Na retratação, Garcia atribui seu erro a um boato.
“Como surgiu essa história? Quando fazem viagens em Punta, aquelas casa maravilhosas […] os guias, querendo se mostrar dizem ‘olha, aquela é a casa do Collor, aquela ali é do Eduardo Cunha, aquela ali é do Juscelino, a outra é a do Lula, que ganhou de fulano’. É, não tem nada a ver com isso”. Ou seja, Garcia admite que quando é para incriminar Lula basta um boato espalhado por guias turísticos. Já sobre José Serra, cuja delação de Marcelo Odebrecht fala de um depósito de R$ 23 milhões numa conta na Suíça, nenhum comentário. É provável que Garcia e seus colegas jornalistas globais estejam esperando a história se tornar boato. Fonte: Brasil 247.

OPINIÃO DO BLOG: Num momento tão difícil por que passa o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, sempre denunciado aqui e acolá por A e B, não se deve proceder irresponsavelmente como parecem estar agindo algumas figuras importantes do jornalismo brasileiro. Depois de lançada uma notícia que macule a honra de alguém ao público, dificilmente haverá reparação da sua honra e história de vida. Os danos serão eternos pelo resto de sua existência.
Assunto tão sério não pode ser levado ao país e ao mundo, simplesmente porque alguém supõe que fulano ou beltrano é desonesto ou fez patrimônio por doações baseadas em corrupção e apropriação indevida de dinheiro público.
Ainda que indenizada, a vítima da situação criada irresponsavelmente paga com os seus familiares um preço muito alto: o da honra maculada.
Como agirás agora, Lula?