sábado, 26 de novembro de 2016

GUARABIRA, QUAL A SUA IDADE?



Surpreende a todos os guarabirenses e estudiosos de História, o jornalista Ramalho Leite, quando nesta bela manhã ensolarada de 26 de novembro, lança novas orientações sobre a data real de Guarabira Cidade. Muito, muito interessante e importante mesmo essa observação de Ramalho Leite quando afirma enquanto parabeniza nossa terra amada:

 
“Guarabira, na verdade, completa 178 anos de emancipação política, quando desmembrou-se do território de Bananeiras, em 07 de abril de 1837, com o nome de Independência. No período monárquico, a VILA já era um município, com câmara de vereadores e administração própria. A condição de cidade era apenas uma ascensão simbólica, diferente de hoje quando a Vila é inferior em status à Cidade. Guarabira ganhou a condição de cidade a 26 de novembro de 1887, mas era independente desde 1837. Quando Bananeiras emancipou-se da Vila Real de Brejo de Areia, levou consigo os territórios de Guarabira, Cuité e Pedra Lavrada, isto em 10 de outubro de 1833. Guarabira/Independência só esteve sob a jurisdição da Vila de Bananeiras por cerca de quatro anos, apenas. Portanto, tanto Bananeiras como Guarabira comemoram em datas erradas as suas emancipações políticas. Bananeiras seria 10 de outubro e Guarabira 07 de abril, quando tornou-se Vila de Independência e separou-se de Bananeiras. Com a palavra Alexandre Moca, Waldir Porfirio e outros guarabirenses que amam a sua terra e estudam suas origens históricas. No Bom dia Brasil, da Rede Globo, hoje, Chico Pinheiro encerrou dando os parabéns a Guarabira. Depois da Globo os meus parabéns soam bem modestos, mas sinceros: Parabéns Guarabira!”

Afirmação importantíssima essa do jornalista Ramalho Leite.  

É chegada a hora então, dos estudiosos que abordam formação e desenvolvimento sócio, político e econômico de cidades, reverem conceitos e conhecimentos à luz dessa observação do jornalista Ramalho Leite, que está sem dúvida mexendo com todos os nossos tradicionais conhecimentos. É graças a estudiosos assim que a história vai se construindo e chegando à sociedade de forma mais verdadeira e legítima.

Enquanto isso parabenizo-a Guarabira, bela cidade e rainha do Brejo Paraibano, pelos 129 anos de emancipação política, nutrindo a esperança de que prospere sempre proporcionando oportunidade de viver bem a todos que consigo vivam diuturnamente.

Que a amem muito os seus filhos e amigos também.