sábado, 10 de dezembro de 2016

PUBLICAÇÃO DE LISTA DE JORNALISTAS INADIMPLENTES GERA CONFUSÃO NAS REDES SOCIAIS




Nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas por uma intensa polêmica gerada pelo fato de o Empreender-PB ter publicado uma lista com os nomes de muitos jornalistas que contraíram financiamento, mas estão inadimplentes com o órgão. A divulgação causou revolta em alguns dos profissionais de mídia. Um deles chegou a gravar um áudio, cuja divulgação desautorizou posteriormente, dizendo que tanto o então vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) quanto o ex-secretário do Empreender-PB, Tibério Limeira teriam dito, de maneira informal, que o empréstimo não precisaria ser pago. Em sua gravação, o comunicador ainda chamou a secretária de Finanças, Amanda Rodrigues, responsável pela cobrança, de “desconhecida” e “pau mandado”.
Amanda publicou uma nota a respeito do fato:

“A respeito de alguns poucos e recentes comentários a respeito de procedimentos adotados para cobrança de créditos repassados pelo Empreender Paraíba, gostaríamos apenas de deixar claro que:

1 – O Empreender Paraíba é uma linha de crédito para estimular o empreendorismo.  Não é um fundo de doações. É o que diz a lei. O dinheiro retorna para servir a outros empréstimos e, dessa forma, fomentar a economia formal;
2 – As cobranças estão descritas em lei e o governo do Estado sob hipótese alguma se omitirá em fazê-las, não havendo distinção ou privilégios entre beneficiados publicamente conhecidos. Pegou o empréstimo, formado por dinheiro público, tem que pagar. E qualquer eventual orientação informal num sentido contrário ao descrito não encontra respaldo na lei ou muito menos nas diretrizes do governo.
3 – No mais, reafirmamos a importância do Empreender Paraíba para a economia local e renovamos as expectativas para que os débitos existentes sejam quitados em nome do fortalecimento do programa. ” 

Por causa dessas declarações, Rômulo Gouveia se pronunciou negando que tenha dito que os valores não precisariam ser quitados.
Já o ex-secretário Tibério Limeira tratou do assunto através de uma nota, reproduzida abaixo: 
Diante de informações que buscam associar o vereador eleito Tibério Limeira ao procedimento de liberação de créditos do Programa Empreender PB para profissionais da imprensa, cumpre esclarecer que:

1. Em 05 junho de 2014, período de liberação dos recursos, a Secretaria Executiva de Empreendedorismo era chefiada pelo senhor Eduardo Moraes Filho.
2. A designação de Tibério Limeira como Secretário Executivo de Empreendedorismo somente ocorreu em 04 de janeiro de 2015, portanto no ano seguinte, com a edição do Ato Governamental nº 0135, publicado no Diário Oficial do Estado.

TIBÉRIO LIMEIRA – Vereador eleito – PSB
Fonte: Portal S1.