sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

TRIBOS INDÍGENAS ISOLADAS NO ACRE PODEM SER DESTRUÍDAS




A Fundação Nacional do Índio (Funai) não negou a denúncia, no entanto, afirmou que a peça orçamentária ainda não foi resolvida. 

Cortes orçamentários previstos pela Fundação Nacional do Índio (Funai) podem resultar na destruição de tribos indígenas isoladas no Acre, segundo a ONG Survival International - The movement for tribal peoples. A fundação não negou a denúncia, no entanto, afirmou que a peça orçamentária ainda não foi resolvida.
"Quanto à política para os povos indígenas isolados, bem como monitoramento e vigilância das terras indígenas no Acre, a Funai seguirá trabalhando para tomar as providências necessárias à proteção desses grupos, buscando garantir o pleno exercício de sua liberdade e de suas atividades tradicionais", destacou em nota, enviada ao G1.
No Acre, há indígenas que vivem na fronteira com o Peru, com uma comunidade Ashaninka, na Aldeia Simpatia, da Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto Rio Envira. Fonte: Notícias ao Minuto.

OPINIÃO DO BLOG: Os poucos indígenas que ainda restam espalhados por vários Estados brasileiros, têm ao longo da sua resistência lutado contra tudo e contra todos para tentar continuar vivendo nas terras que antes eram suas e tomadas desde a chegada dos primeiros colonizadores, confirmando-se quando os representantes da Coroa vieram administrar o Brasil. E todos esses que lhes tomaram o patrimônio natural - a terra -, repassaram aos pósteros essas ideias iniciais de apropriação indevida e desonesta, pelo que ainda nos dias atuais, os sobreviventes índios continuam desprotegidos  do poder público e sendo empurrados e afastados do seu habitat natural para que ali possam morar definitivamente os brancos. 
Essa é mais uma ameaça aos nossos índios, que precisam ser verdadeiramente protegidos e que jamais continuem defendidos por pura falácia.