quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

GOVERNO ENVIA AO CONGRESSO PROJETO DE RECUPERAÇÃO FISCAL DOS ESTADOS




O governo federal encaminhou nesta quinta-feira (23) ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o regime de recuperação fiscal para estados e o Distrito Federal. O despacho assinado pelo presidente Michel Temer foi publicado na edição desta quinta do Diário Oficial da União. Na publicação, entretanto, Temer não detalha os dispositivos da proposta. Segundo o Ministério da Fazenda, o projeto estabelece a suspensão do pagamento das dívidas dos estados com a União, em troca de contrapartidas que devem ser tomadas pelos governos locais, como a privatização de empresas estaduais. A Câmara dos Deputados havia aprovado em dezembro um projeto de recuperação fiscal dos estados, mas as contrapartidas foram retiradas do texto. Diante disso, o governo decidiu enviar uma nova proposta. O projeto de recuperação fiscal é considerado como muito importante para salvar estados em grave situação financeira, como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, com dificuldades de honrar o pagamento dos salários dos servidores, além de outros compromissos. As unidades da federação já manifestaram interesse em aderir ao programa. Fonte: BN – BAHIA NOTÍCIAS 

OPINIÃO DO BLOG: Aprovado o projeto pelo Congresso Nacional, vão surgir nos estados que aderirem a esse, dentro de breves dias, privatizações das empresas de economia mista como aquelas que cuidam de saneamento e abastecimento de água potável.
E assim, o governo Temer e os atuais governadores estaduais, vão cuidando da modernização da administração pública, buscando equilíbrios financeiros, privatizando tudo, ou melhor, entregando ao capital privado todas as empresas que ainda estejam sob suas responsabilidades.
E as privatizações vão ocorrer rapidamente sem uma ampla discussão envolvendo o povo que deveria realmente opinar sobre essa e outras questões, pois os deputados e senadores que os estão representando – grande parte deles envolvida em denúncias da Lava Jato – só têm cuidado até hoje dos seus problemas pessoais como enriquecimento e vantagens a parentes e apadrinhados, conforme a grande imprensa nacional tem divulgado amplamente.
Aliás, de privatizações entendem muito bem os adeptos das ideias tucanas de outrora (Fernando Henrique Cardoso), que hoje estão tão próximas da administração Michel Temer.