sexta-feira, 17 de março de 2017

CARNE FRACA: MINISTÉRIO ANUNCIA AFASTAMENTO DE 33 SERVIDORES




247 - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou nesta sexta-feira 17 o afastamento de 33 servidores acusados de envolvimento em um esquema de propina investigado pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
Segundo os investigadores, funcionários de superintendências regionais no Paraná, em Minas Gerais e em Goiás recebiam propina para emitir certificados sanitários sem fiscalização efetiva sobre a produção de alimentos adulterados. Alguns deles foram presos nesta sexta.
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, afirmou que existe o receio de que mercados dos Estados Unidos e da União Europeia fechem as portas para o Brasil, maior exportador do mundo de carnes bovina e de frango, por conta das denúncias.
E que por isso o governo definiu argumentos "mais que contundentes" para rebater "qualquer tipo de suposição" sobre a qualidade da carne. O esquema teria fraudado mortadela, salsicha e carne de aves, segundo o ministério.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados divulgou nota em que informa que vai se reunir na próxima semana para discutir medidas de controle após operação da Polícia Federal. Fonte: Brasil 247.