segunda-feira, 6 de março de 2017

CORTE DE PARIS ABRE JULGAMENTO DE RECURSO DE MALUF




A Corte de Apelações de Paris iniciou nesta segunda-feira, 6, o julgamento do recurso impetrado pelo deputado Paulo Maluf (PP/SP) contra sua condenação na França. O julgamento deve durar três dias.
Maluf, ex-prefeito de São Paulo (1993/1996), foi condenado pela Justiça francesa em outubro de 2015 a três anos de prisão por lavagem de dinheiro - crime que teria praticado no período entre 1996 e 2003.
Contra a condenação, a defesa de Maluf ingressou com recurso perante a Corte de Apelações de Paris.
Na mesma ação, além de Maluf, a Justiça francesa condenou sua mulher Sylvia Lutfalla Maluf e o filho mais velho do casal Flávio Maluf, pelo mesmo crime. A sentença determinou ainda o confisco de 1.844.623,33 euros em contas do deputado e de seus familiares. Além disso, à família foi imposta multas que somam 500 mil euros.
Segundo a Justiça francesa, Maluf, a mulher e o filho "agiram em associação para ocultar a origem de recursos" que tiveram origem em ato de corrupção e desvio de dinheiro no Brasil na época em que Maluf era prefeito de São Paulo.
Na sentença são citadas as obras do túnel Ayrton Senna e da avenida Água Espraiada, sob suspeita de superfaturamento segundo as investigações no Brasil e de onde teriam saído os valores para as contas no exterior. O parlamentar e seus familiares, segundo a justiça francesa, são acusados de enviar o dinheiro dos crimes para empresas offshore e contas em bancos no exterior.
Dois advogados do ex-prefeito, Ricardo Tosto e Jorge Nemr, estão em Paris, acompanhando o julgamento. Fonte: Notícias ao Minuto.