sexta-feira, 31 de março de 2017

EX-DEPUTADO PROTÓGENES QUEIROZ TEM PRISÃO DECRETADA PELA JUSTIÇA




A Justiça Federal decretou na quinta (30) a prisão do ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado Protógenes Queiroz que teve a prisão decretada.
Ele foi condenado por vazar dados da Operação Satiagraha para a imprensa e não compareceu à audiência que firmaria uma pena de prestação de serviço pelo crime.
Foi depois do episódio que a juíza substituta Andréia Moruzzi tomou a decisão de pedir a prisão dele.
De acordo com informações da colunista Mônica Bêrgamo, da Folha de S. Paulo, depois da condenação, Protógenes pediu asilo na Suíça, alegando perseguição. Ele hoje vive naquele país.
"Como ele está na Suíça, está com passaporte retido e poderia cumprir pena apenas lá. Explicamos isso à Justiça. Ele não se negou a colaborar nem a cumprir a pena", diz o advogado do ex-delegado, Adib Abdouni. "Além disso, ele fez uma cirurgia na perna e não poderia viajar ao Brasil para participar da audiência". O advogado tentará suspender a medida por meio de habeas corpus.
A Satiagraha foi uma operação da Polícia Federal contra o desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro, desencadeada em 2004 e que resultou na prisão, determinada pela 6ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, de vários banqueiros, diretores de banco e investidores, em 8 de julho de 2008. Fonte: Notícias ao Minuto.